Efeitos de sentido entre linguística e antropologia no discurso fundador de uma linguística brasileira

Auteurs-es

  • Juciele Pereira Dias Pesquisadora em pós-doutorado sênior, com bolsa PDS-FAPERJ, no Programa de pós-graduação stricto sensu modalidade profissional - Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind), no Setor de Linguística do Museu Nacional do Rio de Janeiro, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202170.108-121

Mots-clés :

História das Ideias Linguísticas. Arquivo. Políticas linguísticas. Linguística Brasileira. Joaquim Mattoso Câmara Junior.

Résumé

Neste trabalho objetivamos descrever e interpretar o modo como a Linguística se constituiu no Brasil, tendo como ponto de sustentação relações de sentidos entre diferentes campos do conhecimento, dentre eles o da Linguística e da Antropologia, na produção acadêmica de Joaquim Mattoso Câmara Junior e nas políticas linguísticas em que se inscreve. Inscrita no campo do saber da História das Ideias Linguísticas, por uma perspectiva discursiva, essa pesquisa traz como proposta a constituição de um arquivo, em que se busca compreender o processo de produção desse discurso fundador da Linguística Brasileira (conjunto de documentos de/sobre as línguas brasileiras produzidos também no Museu Nacional), organizado junto às diferentes maneiras de se ler esses documentos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Juciele Pereira Dias, Pesquisadora em pós-doutorado sênior, com bolsa PDS-FAPERJ, no Programa de pós-graduação stricto sensu modalidade profissional - Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind), no Setor de Linguística do Museu Nacional do Rio de Janeiro, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Análise de Discurso

História das Ideias Linguísticas

Educação

Téléchargements

Publié-e

2021-07-14

Comment citer

DIAS, Juciele Pereira. Efeitos de sentido entre linguística e antropologia no discurso fundador de uma linguística brasileira. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 70, p. 108–121, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202170.108-121. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12378. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Estudos Linguísticos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.