A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.99-114

Palabras clave:

Ensino. Literatura Inglesa. Autoestima. Colaboração. Teoria da Recepção

Resumen

Textos literários funcionam como instrumentos para motivar a leitura. Indagamos, todavia, se os cursos de Literatura de Língua Inglesa têm conseguido despertar o aluno para a potencialidade das narrativas literárias. Esse questionamento nos leva a refletir sobre um possível caminho para incentivar o aluno à leitura das obras literárias em língua inglesa. Esta pesquisa analisa aulas de Literatura Inglesa de um professor da Universidade Estadual de Goiás, em 2019. Para tanto, retomamos a teoria sociocultural, os princípios da Abordagem Colaborativa, teorias sobre a autoestima e a Teoria da Recepção. Para a geração dos dados, usamos questionários e entrevistas com os acadêmicos e com o professor. Os resultados indicam que a abordagem colaborativa, juntamente com Teoria da Recepção, torna-se uma abordagem produtiva a ser usada em sala de aula por contribuir, de forma sistemática, para o aumento da autoestima e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem de Literaturas de Língua Inglesa. 


[1] Este estudo é parte do projeto “Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, conforme Parecer n. 2.363.676. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Campus Jussara

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras, UFG

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras da UFG

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

ARAÚJO, Evandro Rosa de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; LAGO, Neuda Alves do. A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 99–114, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.99-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10819. Acesso em: 18 nov. 2024.

Número

Sección

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.