A representação da Língua Francesa expectativas universitárias e realidade na escola pública: um recorte plurilíngue em terras fluminenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.207-222

Palavras-chave:

Representação. Língua Francesa. Escola. FOS. Pesquisa.

Resumo

Propor um estudo sobre línguas e sua representação significa evocar o imaginário social e as questões relativas à identidade cultural de uma determinada narrativa histórica, política e discursiva. Foi nesse contexto que o presente projeto de pesquisa se desenvolveu, perspectivando o estudo da Língua Francesa (LF) junto à comunidade de formandos e no entorno escolar universitário. Partimos assim da língua enquanto prática social plena de representação, circunscrita a espaços e tempos históricos imbricados discursivamente numa política linguística cultural. Para tanto, a pesquisa foi iniciada a partir de discussões oriundas do campo da educação e das línguas estrangeiras (LE), valendo-se de teóricos, tais como Silva (1999), Revuz (1998), Charaudeau (2007) e outros mais específicos da LF, como Mourlhon-Dallies (2011), Mangiante & Parpette (2004). Os procedimentos metodológicos compreenderam o estudo dos protocolos de pesquisas de natureza qualitativa, como sugerido por Celani (2005), a elaboração de ferramentas para o levantamento de dados e a mise en place propriamente dita em incursões tanto nas escolas, quanto no quotidiano dos estudantes de francês. Os resultados evidenciam a necessidade de escuta de ambos sujeitos, apontando demanda neste campo de estudo, perspectivando-se novos horizontes como sugere o FOS - français sur objectif spécifique (MANGIANTE & PARPETTE, 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

GALLI, Joice Armani; TELLES, Brenda Leilah; STROLIGO, Fernanda Borges; CORREA, Fernanda Porto. A representação da Língua Francesa expectativas universitárias e realidade na escola pública: um recorte plurilíngue em terras fluminenses. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 207–222, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.207-222. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11872. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.