Mapeamento de pesquisas e publicações acerca das políticas de valorização dos servidores técnicos e analistas universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p495-510

Palavras-chave:

Estado da arte, Políticas de valorização, Profissionais da educação.

Resumo

O presente texto visa apresentar um mapeamento acerca das produções científicas sobre as políticas de valorização dos profissionais da educação, em especial aquelas que possuem como objeto de investigação os servidores técnicos e analistas universitários. Pretende-se estabelecer como recorte temporal o contexto da Nova Gestão Pública, cuja implantação se deu, com maior intensidade, a partir da Reforma do Aparelho de Estado em 1995, com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Constitui-se, portanto, em um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Em última instância, o aprofundamento dos estudos permitirá compreender de forma mais alargada até que ponto o contexto político-econômico permeia a definição das políticas públicas voltadas para essa categoria de trabalhadores, assim como evidencia o papel dos movimentos sociais organizados para contrapor a agenda de desvalorização e de retirada de direitos que foram historicamente garantidos a custa de muitos embates.

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Biografia do Autor

Emanuelle Araújo Martins Barros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); técnica da UESB; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB). É Vice-Presidente Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

BARROS, Emanuelle Araújo Martins; NUNES, Claudio Pinto. Mapeamento de pesquisas e publicações acerca das políticas de valorização dos servidores técnicos e analistas universitários. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 495–510, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p495-510. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10040. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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