Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18

Palavras-chave:

Educação remota. Letramento digital. COVID-19.

Resumo

A alternativa emergencial da educação remota devido a pandemia causada pelo vírus COVID-19 traz consigo demandas pelo exercício do letramento digital. Dessa forma, o objetivo do artigo é discutir quais as habilidades relacionadas com o letramento digital vêm sendo exigidas nas interações realizadas por professores e estudantes no cenário da educação remota, implantada nas escolas privadas da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa e, como instrumento de produção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 10 pais e responsáveis de estudantes de escolas privadas, que estão em distintos grupos escolares, isto é, da educação infantil ao segundo ano do ensino médio. Pela análise, podemos concluir que o desenvolvimento das habilidades operacionais, informacionais e autorais de letramento digital é condição sine-qua-non para o estabelecimento da motivação e o engajamento dos estudantes no processo de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 1–18, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.