Discursos do sujeito coletivo sobre formação e políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p693-708

Palavras-chave:

Direitos Sociais, Educação, Processos Educacionais, Psicologia Educacional

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar discussões que problematizam o tema sobre formação durante a disciplina de Políticas Públicas e Processos Educacionais num curso de pós-graduação stricto sensu. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em Instituição de Ensino Superior particular localizada na região oeste da grande São Paulo. Os resultados apontam reflexões sobre políticas públicas educacionais e formação a partir da inferência de duas categorias, a saber: combate às desigualdades sociais; efetivação da LDBEN como instrumento para a formação de qualidade. Considerou-se que as Políticas Públicas são importantes para o atendimento das demandas sociais; para educação; para o desenvolvimento da sociedade e para a continua participação da sociedade civil em prol do exercício e da conquista de novos direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Bezerra da Silva, Centro Universitário Fieo - UNIFIEO

Doutorando e Mestre em Psicologia Educacional. Especialista em Literatura Contemporânea, Magistério do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica, Gestão de Conflitos. Graduado em Letras. 

 

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Universidade Ibirapuera - UNIB

Doutora e Mestre em Psicologia Educacional. Graduação em Psicopedagogia.

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universiade Ibirapuera - UNIB

Referências

ALELUIA, Roseane Farias da Silva. Reconhecimento e alteridade: uma reflexão da práxis docente e sua implicação na formação do aluno. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 52-66, abr. 2020.

BASTOS, Manoel de Jesus. Políticas Públicas na Educação Brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. ed. 5. ano. 2, v. 1. p. 253-263, jul. 2017.

BONETI, Lindomar Wessler. Políticas públicas por dentro. São Geraldo: Editora Unijuí, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em 02 set. 2020.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Buscando um conceito de políticas públicas para a concretização dos direitos humanos. In: BUCCI, Maria Paula Dallari, et al. Direitos humanos e políticas públicas, São Paulo, Polis, p. 01-07, 2001.

CALDAS, Ricardo Wahrendorff (coord.). Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: Sebrae, 2008.

CUNHA, Rodrigo Carvalho da; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 418-439, abr. 2020.

DELGADO, Adriana Patrício. O impacto das políticas públicas nas práticas escolares sob a ótica da avaliação de aprendizagem. Espaço do currículo, v. 4, n. 2, p. 162-171, mar. 2012.

ECAR, Ariadne Lopes. Práticas pedagógicas da escola normal de Niterói na Primeira República. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 30, p. 150-166, mai./ago. 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

LEFÈVRE, Fernando, & LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília. Líber Livro: Editora, 2005.

LEMOS, Flavia Cristina Silveira et al. Pesquisa documental com relatórios da UNESCO, de 1990 a 2010, sobre os direitos ao esporte, ao lazer e à cultura de crianças e adolescentes, no Brasil. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, RS, v. 6, n. 2, p. 186 - 203, ago. 2016.

PEREIRA, Jardel Costa. Práticas pedagógicas e obrigatoriedade de ensino nos primórdios do século XX: fundamento para análise das políticas públicas educacionais na contemporaneidade. Cadernos CIMEAC, v. 6, n. 2, p. 53-77, jan. 2017.

SCHMIDT, João Pedro. Para entender as Políticas Públicas: aspectos conceituais e metodológicos. In: REIS, Jorge Renato; LEAL, Rogério Gesta (Org.). Direitos Sociais & Políticas Públicas. Desafios contemporâneos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

SOARES, Ademilson de Sousa. A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 443-464, jun. 2014.

SOARES, Marta Genú. Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 40, p. 411-429, set./out. 2018.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, dezembro de 2006.

VISEU, Sofia. Revisitando o debate sobre o público e o privado em educação: da dicotomia à complexidade das políticas públicas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 85, p. 899-916, out./dez. 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

SILVA, Valdemir Bezerra da; FERNANDES, Janaína da Silva Gonçalves. Discursos do sujeito coletivo sobre formação e políticas públicas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 693–708, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p693-708. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11105. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.