A inflexão marxista de práxis na pedagogia politica de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp82-99

Palavras-chave:

Comunidade, Alfabetização, Reflexão, Teoria, Marxismo

Resumo

Este artigo explica a noção freireana de práxis desenvolvida na Pedagogia do Oprimido e em outros escritos, de Freire, Marx e Gramsci, para capturar a relação dialética entre a consciência e o mundo, refletido ema abordagem pedagógica pela qual ele se tornou famoso. O conceito de práxis remonta à época dos gregos antigos e já em Aristóteles. Isso envolve uma reflexão sobre o processo de viver - uma função intelectual. Os processos de pensamento e de reflexão que acompanham a maioria das atividades e que se deve ajudar a nutrir com mudanças políticas em mente. A práxis está no cerne da abordagem política e pedagógica de Paulo Freire e deve ser distinguida da mera prática. Envolve a codificação da reflexão sobre a vida cotidiana em teoria e os meios de avaliar essa teoria em comparação com o resultado da reflexão sobre a vida cotidiana, incluindo a vida no trabalho e na comunidade.

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Biografia do Autor

Peter Mayo, Universidade de Malta

Peter Mayo é professor, palestrante, editor, escritor e ex-chefe do Departamento de Artes, Comunidades Abertas e Educação de Adultos da Universidade de Malta, em Malta. Professor titular em Sociologia de Educação e educação de adultos na Universidade de Malta e autor/editor de 24 livros e mais de 100 artículos /capítulos sobre sociologia, política, educação e cultura.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

MAYO, Peter. A inflexão marxista de práxis na pedagogia politica de Paulo Freire. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 82–99, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp82-99. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12117. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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