Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA)

contribuições da pedagogia freireana para a construção de um currículo que se pretende emancipador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp228-246

Palavras-chave:

Currículo, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Paulo Freire, Emancipação

Resumo

O presente artigo objetiva estabelecer reflexões pertinentes acerca do currículo que se pretende emancipador para a Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas (EJA) a partir das contribuições da Pedagogia Freireana. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, consubstanciada por reflexões teóricas realizadas pelas autoras, professoras pesquisadoras em ações de ensino, pesquisa e extensão. Como aportes teórico-metodológicos, para a compreensão da interface currículo da/para EJA abordaram-se autores como Freire (1989; 1987; 1979; 1975), Arroyo (2016; 2007; 2006), Oliveira (2009), Laffin (2013) Sanceverino (2019), Jardilino e Araújo (2014), entre outros(as) pesquisadores(as) que se referem a essa temática. Os resultados apontam que o currículo da/para a EJA deve garantir aos(às) educandos(as) aprendizagens significativas, considerar seus saberes e respeitar a diversidade dos sujeitos. Além disso, evidencia-se a urgência de superar a invisibilidade da EJA nos documentos legais que orientam a elaboração do currículo, bem como a necessidade de redesenhar currículos que, de fato, promovam a emancipação política, social e cultural das pessoas jovens, adultas e idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Kellynia Farias. Resistência negra no círculo de cultura sociopoético: Pretagogia e produção didática para a implementação da lei 10.639/03 no Projovem Urbano. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2015.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes Limitada, 2016.

______. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares. REVEJ@-Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, 2007.

______. A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão. In: BRASIL.

Construção coletiva: contribuições à Educação de Jovens e Adultos. Brasília: UNESCO,

MEC, RAAAB, 2006, p. 221-230.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diário Oficial da União, Brasília, 2017.

______. Resolução Nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de jun. 2010.

______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 de jan. 2001.

______. Resolução Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de jun. de 2000.

______. Parecer CNE/CEB Nº 11/2000, de 10 de maio de 2000. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de mai. de 2000.

______. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez. de 1996.

______. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Senado, 1988.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez editora, 1989.

______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

______. Conscientização teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes,1979.

______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1975.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. 2012.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua: PNAD 2019. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.

JARDILINO, José Rubens Lima; DE ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio. Educação de Jovens e Adultos sujeitos, saberes e práticas. Cortez Editora, 2014.

LACERDA, Luanna de Sousa. Desafios da prática do professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (mestrado). Centro Universitário de Brasília – UNICEUB. Brasília. 2016.

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

LÓDI, Emeline Dias; SKOREK, Cenira Rosa Cechin; SANCEVERINO, Adriana Regina. Currículo na Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades. In: XXI Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire Democracia e Lutas Sociais: denúncias e anúncios, 2019, Caxias do Sul-RS: EDUCS, 2019. v. 2. p. 28-38.

MARQUEZ, Nakita Ani Guckert; GODOY, Dalva Maria Alves. Políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, v. 19, n. 2, p. 25-42, 2020.

MENEZES, Marilia Gabriela de; SANTIAGO, Maria Eliete. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-Posições, v. 25, p. 45-62, 2014.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane; PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Currículo em EJA. Revista Educação Em Questão, v. 54, n. 42, p. 113-134, 2016.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Organização curricular e práticas pedagógicas na EJA: algumas reflexões. In: PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2009, p. 96-107.

PETIT, Sandra Haydée. Recriando o Círculo de Cultura freireano pela sociopoética In: COSTA, Hercilene Maria e Silva; ADAD, Shara Jane Holanda Costa (Org.). Círculos de Cultura Sociopoético: Diálogos com Paulo Freire Sempre. Fortaleza-CE: EdUECE, 2019.

SANCEVERINO, Adriana Regina; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EJA. In: SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

SANCEVERINO, Adriana Regina. Os sentidos da mediação na prática pedagógica da educação de pessoas jovens e adultas. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

SANTA CATARINA. Currículo Base Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Cortez Editora, 2009.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Formação de educadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação em Revista, v. 32, n. 4, 2016, p. 251-268.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; SOARES, Leôncio José Gomes. Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Educação em Revista, V. 35, 2019, p. 01-23.

SOUTO, Regina Bittencourt. A Prática Docente e Currículo na Educação de Jovens e Adultos. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos e educação na diversidade. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011,

p. 281-311.

STRECK, Danilo Romeu; ROSA, Carolina Schenatto da. A Pedagogia do Oprimido como referência para a EJA e para a Educação Popular. Revista Educação. Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 408-416, 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

LÓDI, Emeline Dias; SANCEVERINO, Adriana Regina. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA): contribuições da pedagogia freireana para a construção de um currículo que se pretende emancipador. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 228–246, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp228-246. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12182. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

Artigos Semelhantes

<< < 89 90 91 92 93 94 95 96 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.