A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411

Palavras-chave:

Metodologia, Arqueogenealogia, Educação, Epistemologia, Didática

Resumo

Com o objetivo de oferecer subsídios para as pesquisas educacionais embasadas pela arqueogenealogia procurou-se por meio da revisão de literatura e da produção acadêmica apresentar introdutoriamente alguns caminhos teórico-metodológicos. A partir da compreensão de arqueogenealogia como o resultado da miscigenação dos três momentos teóricos foucaultianos, analisou-se as pesquisas encontradas (duas dissertações e uma tese) que se utilizavam dessa abordagem. Conclui-se que a arqueogenealogia oferece um rico campo de problematizações e que, embora as pesquisas tenham peculiaridades interpretativas de cada autor, acabam seguindo um padrão evidenciado por: a) construção do arquivo, b) análise dos dispositivos operantes e c) hipercrítica que podem ou não concordar com as discursividades já postas em prática resultando em uma produção problematizadora que busca também, e principalmente, compreender quem é o sujeito produzido pela amálgama discursiva colocada em tela. O texto é um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em relação a contribuição das práticas educativas dos educadores na educação especial em tempos de pandemia para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e que já conta com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas-CEP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro, Portugal (2014) com Revalidação em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Amazonas (aprovado em 12/06/2016); Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990). Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas -Campus Humaitá; Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) desde 2016; Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, principalmente nos seguintes temas: cidadania, educação, filosofia da educação, filosofia política, marxismo, ética e ensino. Orienta mestrandos do PPGECH; Coordena projeto de pesquisa na área do Ensino com ênfase em filosofia no ensino médio; desenvolve projetos de extensão e pesquisa com estudantes de graduação; participa no Conselho Diretor (CONDIR) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá - AM; também em outros órgãos internos como Núcleos de Estudos; Núcleo de Desenvolvimento Estruturante; organização sindical e organizações sociais.

Referências

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico.2º ed. São Paulo. Atlas, 2011. p.149.

ASSOCIAÇÃO BRASILIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação–Artigo em publicação periódica científica impressa–Apresentação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

CORAZZA, Sandra Maria. Labirintos da Pesquisa, Diante dos ferrolhos. IN: Veiga-Neto, A., Larrosa, J., Grün, M., Fischer, R. M. B., Silveira, R. M. H., & Corazza, S. M. Caminhos investigativos I: Novos olhares na pesquisa em educação. 3ºed. Rio de Janeiro. Lamparina, 2007.

DELEUZE, Gilles et al. ¿ Qué es un dispositivo. Michel Foucault, filósofo, p. 155-163, 1990. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/57306898/Que-es-un-dispositivo_Deleuze.pdf?1536149460=&response-content Acesso em 22 de maio de 2021.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8ed. Tradução de Fenando Baeta Neves. Forense universitária. Rio de Janeiro, 2019a

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 9ºed. Trad. Roberto Machado. Paz & Terra. Rio de Janeiro, 2019b.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 42ºed. Trad. Raquel Ramalhete. Vozes. Rio de Janeiro, 2014a.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 24ºed. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Lucerna, 2006.

NEVES, Ivania dos Santos; GREGOLIN, Maria do Rosário. A arqueogenealogia foucaultiana como lente para a análise do governo da língua portuguesa no Brasil: continuidades e disrupções. MOARA–Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, v. 2, n. 57, p. 08-32, 2021.

MARCONI, Marina de Andrade et al. Metodologia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004.

MARSHALL, James D. Michel Foucault: Pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael A.; BESLEY, Tina. Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Artmed Editora, 2008.

RABÊLO, Wagner de Araújo. ... 2016. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21192/1/WagnerDeAraujoRabelo_DISSERT.pdf. Acesso em 23 de maio de 21.

SEGUNDO, Paulo Roberto Marques. Ensino de Filosofia na Escola de Nível Médio: uma análise discursiva das políticas curriculares e dos textos acadêmicos. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em:

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15907. Acesso em 23 de maio de 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24º ed. São Paulo. Cortez editora, 2016. p.125

SILVA MIGUEL, Ivan Gregorio. Professores e ensino médio brasileiro na revista Educação/UFSM: um arquivo sobre a produção de sujeitos na governamentalidade neoliberal. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em:

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15669. Acesso em 23 de maio de 2021.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre. Penso Editora, 2016. Tradução de Karla Reis.

TRIVIÑUS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987 pg.128

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3ºed. Autêntica Editora. Belo Horizonte, 2016.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

COSTA, Rosangela Carvalho da; PINTO, Valmir Flores. A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 395–411, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12696. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 90 91 92 93 94 95 96 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.