Ousadia na produção curricular de uma rede de educação infantil

singularidades borram campos e quadros

Autores

  • Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Sandra Cristina Ferreira de Sousa Fundação Municipal de Educação de Niterói https://orcid.org/0000-0002-9531-2212

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp149-175

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, BNCC

Resumo

Analisa-se a produção curricular na educação infantil da rede pública municipal de Niterói/RJ (2019-2020), quando se empreendeu a reformulação do documento desta rede, nomeado de Referenciais Curriculares (RC), de 2010. O processo contou com a participação de profissionais de educação infantil discutindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em cotejamento com o RC/2010 e a experiência da rede. As ações se deram em diálogo com pesquisadores, através de diversas atividades, sendo parte realizada de modo remoto por conta do Covid-19. O documento final traz uma concepção de currículo que escapa ao modelo homogeneizante e centralizado como determinado pela BNCC, organizado em “direitos de aprendizagem”, “campos de experiências” e “faixas etárias”.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Ferreira de Sousa, Fundação Municipal de Educação de Niterói

Possui graduação em Pedagogia/Unirio (1997) e Mestrado em Educação/Unirio (2006). Atualmente, tem vínculo como Servidora Pública na Fundação Municipal de Educação de Niterói (Supervisora Educacional), lotada na Superintendência de Desenvolvimento de Ensino, e possui bolsa para mediação à distância no curso LIPEAD/UNIRIO/Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Possui experiência de docência no Ensino Superior, nos componentes curriculares de Educação Infantil, Currículo, Didática, Prática e Pesquisa, Estágio Supervisionado e Didática do Ensino Superior. Ênfase de pesquisa nos seguintes temas: Infâncias, Educação Infantil e Currículo.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

AQUINO, Ligia Maria Motta Lima Leão de; SOUSA, Sandra Cristina Ferreira de. Ousadia na produção curricular de uma rede de educação infantil: singularidades borram campos e quadros. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 149–175, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp149-175. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12728. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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