FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E CENÁRIOS

Autores

  • Rosália de Fátima e Silva UFRN
  • Vivianne Souza de Oliveira Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p130

Palavras-chave:

Docência universitária, Alteridade, Experiências formativas.

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa mais ampla realizada com treze professores com formação em bacharelado que atuam como docentes no Ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em especial, em cursos de bacharelado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Elegemos as orientações metodológicas da Entrevista Compreensiva por considerá-la capaz de possibilitar a compreensão da multiplicidade dos sentidos que os bacharéis atribuem à profissão docente, assim como às relações entre a sua formação como Bacharel e o exercício da docência universitária. A relação do professor com as diversas coletividades e, simultaneamente, com as individualidades, estabelece os sentidos por ele atribuídos que perpassam tanto pelo eixo do pertencimento quanto da alteridade numa configuração social. As análises decorrentes da pesquisa, embora de certa forma panorâmicas, e de estudos empreendidos sobre a docência no ensino superior, determina os eixos organizativos deste texto.  No primeiro momento apresentamos a discussão sobre as experiências formativas e os processos institucionalizados considerando-os como parte do processo de profissionalização docente. Em seguida, discutimos sobre ser docente universitário analisando sentidos do ser docente no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

SILVA, Rosália de Fátima e; NASCIMENTO, Vivianne Souza de Oliveira. FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E CENÁRIOS. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 130, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p130. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1337. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.