Processos mobilizadores na trajetória de estudantes surdos rumo ao ensino superior

Autores

  • Adriana Alves Novais Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rita de Cacia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p164-183

Palavras-chave:

Educação de surdos, ensino superior, mobilização, relação com o saber

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória do estudante surdo pela educação básica e os processos que mobilizaram sua atividade intelectual rumo ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, autobiográfica, cujas narrativas foram produzidas por meio do Balanço do Saber e da entrevista semiestruturada, tendo por participantes nove estudantes surdos do curso de Letras Libras de uma Universidade. A pesquisa revelou o desejo por maior fluência na língua de sinais, para fins de qualificação e atuação profissional e o desejo do status que o ensino superior promove, manifestando-se aí o desejo do “Outro”, por meio da figura de amigos surdos que alcançaram tal condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora (2022) e mestra em Educação pela UFS (2015). Especialista em Libras. Graduada em Letras Português e em Pedagogia. Professora do AEE na rede estadual de Sergipe. Mediadora do GT Educação de surdos do NUPITA/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade-EDUCON-UFS/Cnpq.

Rita de Cacia Santos Souza , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-doutorado (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora e Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NUPITA/UFS)

Referências

ALBRES, N. A. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. 1. ed. – Curitiba: Appris, 2016.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHARLOT, B. Da relação sobre o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

QUADROS, R. M. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017.

SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002.

SILVA, V. A. Os significados do vestibular: análise socio-histórica e pesquisa junto a alunos de um pré-vestibular popular. In: CHARLOT, B. (organizador). Juventude popular e universidade: acesso e permanência. São Cristóvão, 2010. p. 13-38.

[autor]. Retirado para evitar identificação autoral.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. 1. reimp. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

ALVES NOVAIS SOUZA, Adriana; SANTOS SOUZA , Rita de Cacia. Processos mobilizadores na trajetória de estudantes surdos rumo ao ensino superior . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 164–183, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p164-183. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13699. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.