Serviço social e educação

particularidades no contexto brasileiro e português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação, Políticas públicas

Resumo

Este artigo discute a relação entre serviço social e educação na realidade brasileira e portuguesa. Foi delineada a trajetória da organização educativa mediante as determinações sociais, históricas, políticas e econômicas que a influenciaram e a prática interventiva do assistente social frente às vulnerabilidades sociais do espaço educativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e explicativa, através de pesquisa bibliográfica e documental. Se concluiu que as particularidades dos países conduziram o desenvolvimento de suas políticas públicas e a forma como se manifestam na sociedade, deixando espaço para aprofundamento teórico em estudos futuros.

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Biografia do Autor

Anna Laura Brandão Albuquerque Leite, Universidade de Coimbra

Programa Interdisciplinar de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Luana Maria Mendonça Trajano Silva, Universidade de Coimbra

Programa Interdisciplinar de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Maisa Gomes Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Assessora Técnica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

LEITE, Anna Laura Brandão Albuquerque; SILVA, Luana Maria Mendonça Trajano; BRANDÃO, Maisa Gomes. Serviço social e educação: particularidades no contexto brasileiro e português. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15849, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15849. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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