Representação da universidade e suas funções basilares de ensino, pesquisa e extensão
uma pesquisa colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15880Palavras-chave:
Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Representações SociaisResumo
Este texto tem por objetivo enfatizar marcos históricos que caracterizaram o ensino, a pesquisa e a extensão como funções basilares da universidade. A Fundamentação Teórica está alojada na área de interação entre os estudos sobre representações sociais (RS) e as discussões sobre ensino, pesquisa e extensão na Universidade. A Metodologia é caracterizada como pesquisa-ação colaborativa, em uma interface entre Universidade e escola na formação de professores.
Downloads
Referências
CHARLE, C.; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: Ed. da UNESP, 1996.
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP. Edição do Kindle, 2001.
CUNHA, A. L. A Universidade Crítica: o ensino superior na república populista. São Paulo: Editora UNESP. Edição do Kindle, 2007.
FÁVERO, M. L. de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, PR, n. 28, p. 17-36, 2006.
MACIEL, A. da S. A Universidade e o Princípio de Indissociabilidade Entre Ensino, Pesquisa e Extensão: utopia ou realidade. Rio Branco: Edufac. 2017.
MARTINS, A. C. P. Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, vol. 17, 2002, p. 4-6.
MENDONÇA, A. W. P. C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n.14, Mai./Jun./Jul./Ago. 2000, p. 131-150.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.
OLIVEIRA, T. Origem e Memória das Universidades Medievais: a preservação de uma instituição educacional. Revista Varia História. Belo Horizonte, MG: v. 23, n. 37, p. 113-129, jan./jun. 2007.
PILETTI, N.; PILETTI, C. História da Educação. 5. Ed. São Paulo: Ática, 1996.
RUBIÃO, A. História da Universidade: Genealogia para um “Modelo Participativo”. Coimbra: Grupo Almeida, 2013.
SOUSA, A. L. L. A história da Extensão universitária. Campinas: Editora Alínea, 2010.
TEIXEIRA, A. Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.50, n.111, jul./set. 1968. p.21-82.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).