Escape Room no ensino das funções

uma experiência de gamificação

Autores

  • Luis Fabián Gutiérrez-Fallas Universidad de Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16081

Palavras-chave:

Gamificação, Sala de escape, Formação inicial de professores de Matemática, Ensino das funções, Competência Digital

Resumo

A gamificação é uma ferramenta poderosa que pode ajudar os alunos a aprender Matemática de forma mais eficaz, dentro de um ambiente criativo e dinámico. Neste estudo se apresentam elementos de design e reflexão de quatro salas de escape como uma experiência de gamificação na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados evidenciaram que os futuros professores articulam o seu conhecimento matemático e tecnológico, na mobilização de competências didáticas no uso da tecnologia para a criação das salas de escape.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, F. (Coord.); PERALTA, H.; RODRIGUES, A.; DIAS, P.; OSÓRIO, A. J.; GOMES, M. J.; RAMOS, A.; RAMOS, J. L.; SEBASTIÃO, L.; MAIO, V.; VALENTE, L. Competências TIC. Estudo de Implementação. Lisboa: GEPE-Ministério da Educação, 2008.

COUTINHO, Clara. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas, teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina. 2011.

DETERDING, Sebastian; DIXON, Dan, KHALED, Rilla; NACKE, Lennart. From game design elements to gamefulness: defining gamification. 2011. Disponível em: http://gamificationresearch.org/wp-content/uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf

GARCÍA, F. Y. H.; RANGEL, E. G. H.; MERA, N. A. G. Gamificação en la enseñanza de las matemáticas: una revisión sistemática. Telos: revista de estudios interdisciplinarios en ciencias sociales, v. 22, n. 1, p. 62-75, 2020.

HERNÁNDEZ-PEÑARANDA, Jose; JARAMILLO-BENÍTEZ, Janz; RINCÓN-LEAL, Jeime. Uso y beneficios de la gamificación en la enseñanza de las matemáticas. Eco Matemático, v. 11, n. 2, p. 30-38. 2020. DOI: https://doi.org/10.22463/17948231.3200.

KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya; KERELUIK, Kristen; SHIN, Tae Seob; GRAHAM, Charles. The technological pedagogical content knowledge framework. In: SPECTOR, J.; MERRILL, M.; ELEN, J.; BISHOP, M. (Eds.). Handbook of research on educational communications and technology. New York, NY: Springer, p. 101-111. 2014.

KRUMSVIK, Rune Johan. Teacher educators' digital competence. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 58, n. 3, p. 269-280. 2014.

NCTM. Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston, VA: Autor. 2014.

NIESS, Margaret. Central component descriptors for levels of technological pedagogical content knowledge. Educational Computing Research, v. 48, n. 2, p. 173-198. 2013.

NÓVOA, António. O Regresso dos professores. In: Conferência Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, p. 21-28. 2007.

PONTE, João Pedro. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, n. 24, p. 64-90. 2000. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35202404.

TEIXES, Ferran. Gamificação: Motivar jugando. Editorial UOC, S. L. 2015. Disponible en: https://elibro-net.ezproxy.sibdi.ucr.ac.cr/es/ereader/sibdi/57871.

TRUST, Torrey. 2017 ISTE Standards for Educators: From Teaching With Technology to Using Technology to Empower Learners. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 34, n. 1, p. 1-3. 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

GUTIÉRREZ-FALLAS, Luis Fabián. Escape Room no ensino das funções: uma experiência de gamificação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16081, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16081. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16081. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.