Educação Infantil, docência e pandemia
tentativas de vínculos, excesso de demandas, grandes desafios
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16610Palavras-chave:
Educação Infantil, Pandemia COVID-19, DocênciaResumo
Ancoradas na compreensão de que a docência na Educação Infantil se constrói por meio das trocas diárias, das interações e do contato, por meio do estabelecimento de vínculos afetivos que são essenciais na primeira infância, o artigo visa problematizar como tais relações foram estabelecidas durante a pandemia da COVID-19, momento em que as práticas pedagógicas presenciais foram suspensas. Diante desse cenário, algumas inquietações ficaram latentes: Como efetivar uma docência relacional à distância, privilegiando a participação das crianças por meio das telas? Como preservar as conexões com os pequenos num cenário de incertezas? Metodologicamente, se trata de um trabalho de cunho qualitativo e exploratório, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes na Educação Infantil de um município do interior do Paraná. A geração de dados nos revelou grandes dificuldades das docentes de cumprir com a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil, que se materializa nos encontros cotidianos.
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