Mapeamento Stricto Sensu sobre as questões étnico-racias e a formação de professores de história

Autores

  • Rusiane da Silva Torres Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16738

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Licenciatura em História, Educação antirracista

Resumo

Esta pesquisa do tipo estado do conhecimento foi realizada com a finalidade de mapear estudos acadêmicos que discutem acerca da cultura africana e afro-brasileira nos cursos de licenciatura em História. O estudo foi desenvolvido com dados primários obtidos através do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A metodologia adotada no artigo consistiu na análise qualitativa, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema de estudo. Como resultado, vimos a predominância de um currículo pautado no eurocêntrico nos cursos de formação inicial de professores de História. As culturas africanas e afro-brasileiras aparecem de forma secundária nos currículos dos cursos de licenciatura em História.

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Biografia do Autor

Rusiane da Silva Torres, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação UERN/UFERSA/IFRN. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem atuação nos cursos de Pós graduação em Educação Profissional (PROFept) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, politicas publicas, Relacoes etnico raciais, Tecnologia social, Agroecologia, Economia Solidária, Gestão de resíduos e Saneamento ambiental.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

TORRES, Rusiane da Silva; ALVES, Sandra Maria Campos. Mapeamento Stricto Sensu sobre as questões étnico-racias e a formação de professores de história. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16738, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16738. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16738. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas