Educação das infâncias

as possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542

Palavras-chave:

Educação das infâncias, Se-movimentar, Educação Infantil

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir, teoricamente, a temática da educação das infâncias a partir das possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”. No artigo, buscamos problematizar uma questão que, ao nosso ver, é de extrema importância e que se refere à especificidade da Educação Infantil e interroga como a Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’” pode contribuir, positivamente, nesse processo. O caminho metodológico escolhido para o desenvolvimento do estudo foi a revisão narrativa. Com o estudo, observamos que há a necessidade de oferta de espaços e tempos escolares que proporcionem às crianças o desenvolvimento livre e espontâneo de sua criatividade, bem como de momentos para explorarem o mundo ao seu redor, através de seus corpos, e que o conhecimento que as próprias crianças constroem seja reconhecido por meio do “Brincar e ‘Se-movimentar’”. Sustenta-se a importância do brincar como uma necessidade diária das crianças, uma necessidade básica para a sua sobrevivência, não devendo ser utilizado meramente como um recurso para atingir algum objetivo.

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Biografia do Autor

Heloisa Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Física Licenciatura (2015) e em Educação Física Bacharelado (2017) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Graduada em Pedagogia (2023) pela UniFaveni. Especialista em Educação Física Escolar (2018) e Mestra em Educação Física (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2022). Atualmente é Doutoranda em Educação pela UFSM (2021) e possui Especialização em Andamento em Tutoria em Educação a Distância (2024) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atuou como Bolsista do Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino (PROBAE) na disciplina de Educação Física Escolar e como Bolsista do Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) no Projeto COPAME - Educação Física na UNISC. Além disso, realizou estágio não obrigatório na Prefeitura Municipal de Novo Cabrais - RS e na Academia Espaço Saúde, também foi Monitora Voluntária do Programa Mais Educação desenvolvendo a Oficina de Apoio Pedagógico junto a E.E.E.F. Pedro Lovato. Tem experiência em pesquisas na área de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Bullying; Educação Infantil. Participa do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física (UFSM) (2018 - Atual) e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (UFSM) (2023 - Atual). Trabalhou como tutora presencial (bolsista CAPES) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha (IFFar/UAB) no polo de Candelária - RS. Trabalha como professora de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Efetiva) e como professora de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Regime Temporário) na Prefeitura de Vera Cruz - RS.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de metodologias e práticas educativas para a Educação Infantil. Pedagoga, Especialista em Dança, Doutora em Educação pela UFRGS. Pós- doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. No PPGE/UFSM orienta e desenvolve pesquisas sobre os temas das infâncias, culturas infantis e práticas educativas com a infância. Feminista, militante da causa das mulheres e das crianças. É membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq). Editora Chefe da Revista Educação (Santa Maria. On-line) do Centro de Educação da UFSM. 

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

ELESBÃO, Heloisa; SALVA, Sueli. Educação das infâncias: as possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17542, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17542. Acesso em: 21 jan. 2025.

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