Ensino médio integrado à educação profissional

análise e contextualização sociopolítica (2014 a 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17570

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Políticas Públicas Educacionais, Formação Humana Integral

Resumo

Este estudo analisa as políticas públicas educacionais, especialmente no contexto do Ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Pauta-se na pesquisa bibliográfica. A partir das análises e discussões produzidas, evidenciou-se que a escola desempenha um papel crucial na formação dos indivíduos e o EMIEP uma oportunidade para promover educação integrada.

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Biografia do Autor

André Benheker Bernardes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui Curso Técnico em Mecatrônica pelo SENAI Ney Damasceno Ferreira, Gravataí - RS, possui Graduação em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Tecnologia, Porto Alegre (2013), Pós Graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial, Pós Graduação em Coordenação Pedagógica e atualmente Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFRS Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação como docente a 10 anos. Dois anos atuando como Coordenador de Educação Profissional no SENAI e atualmente. Professor e Coordenador Pedagógico da Escola Técnica José César de Mesquita em Porto Alegre 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

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Publicado

2025-01-22

Como Citar

BERNARDES, André Benheker; CASTAMAN, Ana Sara. Ensino médio integrado à educação profissional: análise e contextualização sociopolítica (2014 a 2022). Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17570, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17570. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17570. Acesso em: 23 jan. 2025.

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