A terapia transpessoal no atendimento psicológico do talentoso musical
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18222Palavras-chave:
Altas habilidades, superdotação, musicos, desenvolvimento emocional, autoregulaçãoResumo
Este artigo apresenta a análise do caso de um músico talentoso de 70 anos, divorciado, que se apresentou ao psicólogo com sintomas específicos de inquietação, angústia, solidão: falta de autoestima, preocupações repetidas e falta de esperança no futuro. Foram realizadas 36 sessões entre os meses de abril a julho de 2022, de modo virtual. Durante a entrevista livre, verificou-se que o paciente apresentava excitabilidade emocional e crise existencial. O caso foi abordado com o auxílio da terapia transpessoal, especificamente a partir do uso de recursos terapêuticos tradicionais: escuta e regressão, e holísticos: meditação e musicoterapia. Os resultados apontam que excitabilidade emocional foi potencializada para o aspecto positivo, fortalecendo a self-imagem e a autoestima do paciente. Com isso, o paciente voltou a compor músicas exercitando o processo criativo e transformador, tornou-se mais assertivo demonstrando crescimento individual e evolução pessoal, sendo capaz de tomar decisões sobre seu futuro.
Downloads
Referências
ANTIPOFF, C.A.; CAMPOS, R.H.de F. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14 (2), 2010, p. 301-309.
BLUM, C.L. The re-enchantment of life, nature and the cosmos from transpersonal approach: the case of John the music talent. Revista Debates em Educação. Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar. 14 (36), set./dez., 2022, p. 257-269.
DABROWSKI, K. Positive disintegration. Boston. Little, Brown, 1964.
DABROWSKI, K. Psychoneurosis is not na illness. London: Gryf, 1972.
GIORGI, A. The theory, practice, and evaluation of the phenomenological method as a quantitative research procedure. Journal of Phenomenological Psychology, 28 (2), 1997, p. 235-260.
HALL, C.; NORDBY, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2005.
HEWITT, P.L. e FLETT, G.L. Dimennsions of perfectionism in unipolar depression. Journal of Abnormal Psychology, 100, 98-101.
JACOBSEN, M.-E. The Gifted Adult: A Revolutionary Guide for Liberating Everyday Genius. Random House Publishing Group, 2000.
JAMES, T.W.; GORE, J.L.; KARNES, F.A.; MACDANIEL, S. Grandpatents’ guide to gifted children. Great Potential Pr Inc; First Printing edition, 2004.
MACDONALD, D. A. Philosophical underpinnings of Transpersonal Psychology as a Science. In: FRIEDMAN, H.; GLENN, H. The wiley-blackwell handbook of transpesonal spychology. Oxford, Wiley Blackwell, 2013, p. 281-299.
MACDONALD, D. A. & FRIEDMAN, H. L. Qualitative assessment of transpersonal and spiritual constructs. In: FRIEDMAN, H.; GLENN, H. The wiley-blackwell handbook of transpesonal spychology. Oxford, Wiley Blackwell, 2013, p. 281-299.
MORIN, E. O método 1: A natureza da natureza. Tradução: Ilana Heineberg. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2017.
NASCIMENTO, E, P.; AMAZONAS, M. & PENA-VEIGA, A. Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino Americano. São Paulo: Edições Sec. São Paulo, 2021.
PATRICK, L. E. Phenomenological method and meditation. Journal of Transpessoanl therapy. New York: John Wiley, 1994, p. 224-237.
SHEEHY, Gail. New passages: mapping your life across time. New York: Ballantine Books, 1995.
SILVERMAN, L. K. Petunias, perfectionism, and level of development. In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2009, p 128-145.
STREZNEWSKI, M.K. Gifted grownups: the mixed blessings of extraordinary potencial. New York: J. Willey, 1999.
TOLAN, S. S. What we may be: what Dabrowski’s work can do for gifed adults. In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2009, p 204-225.
VESTENA, C.L.B. Emotional aspect case study of a talented musician. Global Education Conference. Riverside, California, United States, held from September 22 to 23, 2022. (mimeo).
VESTENA, C. L. B.; ZWIEREWICZ, M.; GUÉRIOS, E.; SAUCEDO, L. C. Práticas educativas criativas e transformadoras em tempos de pandemia. In: “(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro” o Congresso Internacional sobre Práticas e aprendizagem Integradoras e Inovadoras. Volume 1. São Carlos: Pedro & João editores, 2022.
WALSH, R.N.; VAUGLHAN, F.E. On transpersonal definitiions. Journal of Transpernsonal Psychology, 25(2), 1993, p. 199-207).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).