Ensino de Paleontologia nos anos iniciais

oportunidade para promover a Alfabetização Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18279

Palavras-chave:

Indicadores da Alfabetização Científica, Paleontologia, Series iniciais

Resumo

A Alfabetização Científica (AC) visa desenvolver habilidades e competências que permitam ao estudante participar ativamente, como cidadão, nos processos decisórios do dia a dia. Assim, este artigo possui o objetivo de investigar as contribuições para a alfabetização cientifica a partir de uma Sequência Didática (SD) sobre ensino em paleontologia para os anos iniciais do Ensino. Para tanto foi desenvolvida uma SD com 42 alunos de 4o e 5o anos e após os alunos responderam a um questionário avaliativo. Neste artigo se analisou a resposta de uma das questões: Qual a importância da Paleontologia? Por meio da análise das respostas e das notas de campo, focando nos indicadores da AC, identificou-se nas respostas das crianças os seguintes indicadores: seriação de informação, a organização de informações, raciocínio lógico e justificativa. Esses temas foram discutidos a luz da Base Comum Curricular, bem como do Referencial Curricular Gaúcho. As análises das respostas, apontaram que os alunos estabeleceram bases para a ação investigativa e que compreendem e justificam a importância do estudo da Paleontologia, com base ao tempo geológico, à importância dos fósseis e à importância de saber a pré-história.

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Biografia do Autor

Ruben Alexandre Boelter, Universidade Federal Fronteira Sul

Dr. Educação em Ciências, Docente na Universidade Federal Fronteira Sul

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. Educação em Ciências, Docente no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências, UFSM.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

BOELTER, Ruben Alexandre; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Ensino de Paleontologia nos anos iniciais: oportunidade para promover a Alfabetização Científica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18279, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18279. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18279. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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