Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins

contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412

Palavras-chave:

Formação de professores, Mestrado em Educação, Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho apresenta delineamentos de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desse modo, partimos da necessidade de repensar a formação de professores a partir de pesquisas que apresentam contribuições a um novo pensar epistemológico e metodológico sobre a docência. Como questionamento, elegemos: que contribuições e potenciais são anunciados nas pesquisas sobre formação de professores desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT? O objetivo consiste em identificar contribuições e potenciais das pesquisas sobre formação de professores desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT. Com recorte temporal de 2014 a 2022, foram encontradas 14 (quatorze) dissertações que investigaram a formação de professores. O percurso metodológico foi construído através da pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, fundamentado na abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas ao Repositório Institucional da UFT e ao site do Programa. A análise dos dados foi conduzida por meio de fichas de leitura e quadros em formato Word. Entre os resultados, observamos que as pesquisas apresentam contribuições e potenciais ao revelar a busca por mudanças na formação de professores, muitas fundamentadas em perspectivas que se distanciam da formação tradicional, como também, no que diz respeito ao lócus de investigação, realizadas nos cursos de formação da UFT e em escolas da rede municipal e estadual do Estado do Tocantins, impulsionando a articulação entre Ensino Superior e Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Sena da Cunha Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestre pela Universidade Federal do Tocantins. É membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas-RIEC/TO. Pedagoga no Instituto Federal da Bahia, Campus Barreiras. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora e Doutora em Educação. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas (UFT). Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC/TO).

Kenia Paulino de Queiroz, Universidade Estadual do Tocantins

 Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Educação na Amazônia (UFT). Diretora do Câmpus Paraíso da Unitins. 

 

Referências

ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, São Bernardo, SP, v. 10, n. 15, p. 43-59, 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/EL/ article/view/156. Acesso em: 28 out. 2023.

ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 1, p. 41-56, 2009.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, p. 174-181, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/ pdf/reveduc/v33n03/ v33n03a02.pdf. Acesso em: 26 out. 2023.

ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H. S.; CARVAHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 20, p. 301-309, 1999.

ARAÚJO, Deusirene Magalhães de. Contribuições do curso redes de aprendizagem do ProInfo para construção de conceitos e autonomia de professores do Tocantins. 2018. 130f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, RS, v. 30, n. 3, 2007.

BRITO, Ferreira Jhonathan. Docentes de patologia dos cursos de graduação em Medicina: formação e docência nas universidades federais do norte do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2020.

CARDOSO, Letícia Silva. O desenvolvimento de uma sequência didática para trabalhar o conceito de fração com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2020.

CARVALHO, Isabella Cristina Aquino. A institucionalização do ProfHistória em Araguaína - UFT (2014-2018). 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2019.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; DA SILVA, Carlos Aldemir Farias. A produção intelectual docente na pós-graduação em Educação no norte do Brasil: avanços e desafios. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 20, n. 3, p. 387-399, 2016.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e pesquisa, São Paulo, SP, v. 39, p. 610-625, 2013.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas - SP, v. 23, p. 136-167, 2002. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11684/8788. Acesso em: 15 jul. 2023.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis. Florianópolis, SC, v. 10, p. 37-45, 2007.

LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de. Introdução a pesquisa sobre formação de professores fundamentada no Pensamento Complexo. Cadernos de Pesquisa, São Luís, MA, v. 28, n. 2, p. 188-215, 2021.

MEDEIROS, Thalita Melo de Souza; SANTOS, Jocyléia Santana dos; PINHO, Maria José de. Memórias de egressos: mestrado em educação/UFT. Revista Exitus, Santarém, PA, v. 8, n. 2, p. 386-409, 2018.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogos Educ. Curitiba, PR, v.7. n. 22. 2007.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo, SP: Paulus, 2008.

MORAIS, Maria José da Silva. Criatividade na formação continuada de professores do ensino fundamental: um desafio na contemporaneidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015.

NASCIMENTO, Patrícia Rezende do. Parfor presencial e relações federativas no Tocantins: condições necessárias à permanência de professores-estudantes. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas. TO, 2018.

NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, SP, v. 27, 2022.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 13.ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández; QUILLICI NETO, Armindo. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, Curitiba, PR, n. 34, p. 169-184, 2009.

RIBEIRO, Josivânia Sousa Costa. A formação continuada de docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Carrossel: na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2018.

ROCHA, Sádia Maria Soares Azevedo. História e memória de professoras: formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em Palmas/TO. 2016. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2016.

SANTOS, Josiane Araújo da Silva. Sujeitos e saberes da formação de professores em Letras-libras na UFT: um estudo de caso à luz da perspectiva complexa. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2020.

SARMENTO, Odaléia Barbosa de Sousa. Educação Infantil no Jalapão: narrativas de professores do cerrado tocantino. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2019.

SCREMIN, Greice; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O paradigma da complexidade: contexto e fundamentos na formação docente. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 39, n. 1, p. 1-17, 2021.

SILVA, Bruno Leite. Trans-formação docente: complexidade e transdisciplinaridade no estágio supervisionado da Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, 2017.

SILVA, Deyze Ilma Oliveira. Formação continuada para docentes dos Anos Iniciais em Colinas do Tocantins: um olhar sobre o Programa Além dos Números. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2015.

SILVA, Vanessa Nunes. O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública de formação de professores da Educação Básica: projetos e proposições na Universidade Estadual do Maranhão e na Universidade Federal do Maranhão. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2014.

SOUSA, Juliane Gomes de. Formação de professores: um olhar inter-transdisciplinar no curso de pedagogia. 2017.Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, 2017.

SOUZA, Luciane Sena da Cunha; SÁ, Franklin Vieira; PINHO, Maria José. Marcos importantes nas políticas de formação de professores: (des) caminhos na Formação inicial. Formação em Movimento, v. 5, n. 11, p. 1-18, 2023.

STEIN, Jaqueline. Mapeamento das pesquisas e dos programas de pós-graduação em Educação no Norte do Brasil: um estudo exploratório. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Palmas - TO, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Repositório Institucional da UFT. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/ 11612/26. Acesso em: 03 jan. 2024.

ZWIEREWICZ, Marlene; SPESSATTO, Marizete Bortolanza; LA TORRE, Saturnino de; PEDROSO, Daniele Saheb; LEHMKHL, Márcia de Souza. Escolas Criativas e Formação Docente Transdisciplinar para uma Ciência com Consciência: Análise de Pesquisas de Mestrado em Educação. Humanidades & Inovação, Palmas, TO, v. 8, n. 43, p. 158-174, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

SOUZA, Luciane Sena da Cunha; PINHO, Maria José de; QUEIROZ, Kenia Paulino de. Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins: contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18412, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18412. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 104 105 106 107 108 109 110 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.