A contribuição da pesquisa na pós-graduação para a educação inclusiva

um diagnóstico das salas de recursos multifuncionais na educação básica de União da Vitória, PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18424

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncional

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Básica, visa discutir as interfaces entre a pesquisa na pós-graduação e a Educação Básica, focando no diagnóstico das condições de acessibilidade em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Considerando o papel fundamental das escolas em garantir ambientes acessíveis e inclusivos para estudantes da Educação Especial, este estudo teve como objetivo investigar se as SRMs das escolas de União da Vitória, PR, atendem aos princípios da acessibilidade. A pesquisa possui abordagem qualitativa e foi realizada em duas escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir de dados coletados por meio de questionários, com análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as escolas apresentam especificidades e pontos comuns nas diferentes dimensões de acessibilidade, refletindo a diversidade do perfil dos estudantes atendidos. Observou-se também a valorização da colaboração entre família, escola e sociedade no desenvolvimento cidadão dos estudantes. Em relação às seis dimensões de acessibilidade analisadas, nenhuma das escolas satisfaz integralmente os critérios em todas as dimensões, evidenciando fragilidades e a necessidade de maior atenção às condições de acessibilidade nas SRMs. Esses achados ressaltam a importância da pesquisa aplicada na pós-graduação como instrumento para o aprimoramento de práticas inclusivas na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Lislaine Paula Queiróz Ferreira, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Possui graduação em Pedagogia e Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória/Paraná. Especialista em Língua Inglesa e Educação Especial. Pedagoga do Governo do Estado do Paraná e Professora no município de União da Vitória/Pr. Mestra em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). 

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLACUniversidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Universidade do Planalto Catarinense (1999). Professora na Universidade do Planalto Catarinense no Programa Mestrado Acadêmico em Educação, no curso de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe. Coordenadora Institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e do Programa de Residência Pedagógica, ambos com acordo de cooperação técnica com a CAPES e UNIPLAC. Autora do Projeto de Pós Graduação Lato Sensu em Inovação em Educação em cooperação com UNIEDU e UNIPLAC. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Membro do Projeto Associado em Rede em Sistemas Produtivos - PPGSP, (UNIPLAC / UNESC / UNIVILLE / UnC) submetido à avaliação da CAPES. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: Tecnologias educacionais, inclusivas e de aprendizagem; Pensamento computacional e currículo; Sistemas de avaliação; Paradigmas emergentes na Educação; Cidades inteligentes sustentáveis.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

FERREIRA, Lislaine Paula Queiróz; SILVA, Madalena Pereira da. A contribuição da pesquisa na pós-graduação para a educação inclusiva: um diagnóstico das salas de recursos multifuncionais na educação básica de União da Vitória, PR. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18424, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18424. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18424. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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