Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425

Palavras-chave:

Narrativas Reflexivas, Educação Especial, Escola Municipal

Resumo

A construção de uma sociedade democrática e inclusiva viabilizar-se-á quando professores e estudantes se comprometerem com o atendimento à diversidade que a constitui. Este estudo tem como eixo temático a educação inclusiva. Objetiva analisar o papel dos professores que atuam na Educação Especial na rede municipal de Maceió nos processos de ensino e aprendizagem, formas de integração, inclusão e comunicação evidenciadas no registro de suas narrativas reflexivas. A ideia central surge como parte de um movimento no grupo de pesquisa Prática de Aprendizagem Integradora e Inovadora – PAII, e da necessidade dos registros das vozes dos professores e, em seguida, entrevistados que atuam na educação especial. Em se tratando da metodologia adotada a mesma está fundamentada na Pesquisa Qualitativa. A pesquisa ocorreu com 7 (sete) professores de escolas da rede municipal da cidade de Maceió - AL. Foram utilizados como instrumentos a entrevista estruturada através de formulário eletrônico, e, em seguida, registros das narrativas dos entrevistados em portfólios individuais das pesquisadoras. A análise dos dados fundamentou-se nas publicações dos pesquisadores da área de Narrativas Reflexivas Profissionais e Educação Especial. Os resultados evidenciam que, apesar das limitações na formação inicial, os professores da educação especial demonstram comprometimento e resiliência. A formação continuada, o domínio das legislações inclusivas e políticas públicas eficazes são apontados como essenciais para a melhoria das práticas pedagógicas e para a efetivação de um ensino verdadeiramente inclusivo. Contudo, a insuficiência de recursos e a falta de suporte institucional permanecem como barreiras significativas para o avanço da educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samyra Bytthyan De Melo Zeferino, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/ PPGE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas

Maria Aparecida Pereira Viana, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas

Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação/ Educação da Universidade Federal de Alagoas; Doutora em Educação -pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

ALMEIDA, S.J. T.; As Atitudes dos Professores do 1º Ciclo, Percepções e Atitudes dos Estudantes sem NEE Face à Inclusão dos Estudantes com NEE na Sala de Aula, no Conselho da Ribeira Grande. (Dissertação de Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Porto - Portugal. 2012.

ALVES, M. D. F. Reflexões Sobre Aprendizagem: De Piaget a Maturana. Revista e-Curriculum, São Paulo. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo - PUC/SP. 2015 p.25

ALVES, M. D. F. MURADAS, M. J. M. Caminhos da inclusão e a inclusão como caminho. fortalecendo a teia da vida. Grupo de trabalho - Diversidade e inclusão - Universidadde Federal de Alagoas, CNPq., -- , 2015, p.18

BRASIL, República Federativa do. Subchefia da Presidência da República. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 05 fev. 2021

BRASIL, Presidência da República. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 06 fev.2021.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios Revista Portuguesa de Educação, vol. 16, núm. 2, 2011, pp. 221-236 Universidade do Minho Braga, Portugal

DOS SANTOS, V.L.P. Formação continuada como permanente estratégia de renovação pedagógica: autoria e personalização sob viés do blended learning. In: M.A.S. FREITAS; R.A. RIBEIRO; C.T.R. TENÓRIO; V.L.P. DOS SANTOS (orgs). Formação Docente, tecnologias e Ações Pedagógicas Inovadoras. Maceió: EDUFAL, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, M. A. Da narrativa (dialogada) na supervisão e formação de professores. In: MOREIRA, M.A. (org.). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde: Pedago, pp. 23-40, 2011

MOREIRA, M. A. FLORES, M. A. & OLIVEIRA, L. Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores, para que que currículo e para que estudantes? In: M.A. FLORES, M. A. MOREIRA E L. OLIVEIRA (Orgs) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 2ª edição revista e aumentada, Santo Tirso: De Facto Editores, 2017. pp. 7-18

MORIN, E.A. C; ALMEIDA, M.C. Educação e complexidade: Os Sete Saberes e outros ensaios. 4ª ed. São Paulo: Cortez. 2007.

OLIVEIRA, R.M.M.A. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. REV. Educ. Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, maio/ago. 2011

REIS, P. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Rev Nuances: estudos sobre Educação, 15(16), 17-34, 2008. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/12655950/As-narrativas-na-formacao-deprofessores-e-na-investigacao-em-educacao>. Acesso em: 14 mar. 2021

VIANA, M.A.P. Narrativas Reflexivas de Professores em Formação, Aprofundamento teórico. In: BARROS, A.M.A.; VIANA, M.A.P. (org.). Narrativas Dialogadas na Formação de Professores: experiências no PIBID e nos estágios supervisionados. Maceió: EDUFAL, 2019.

VIEIRA, F. et. all. No caleidoscópio da Supervisão: imagens da formação e da pedagogia. 2ª ed. Revista Aumentada. EP edições Pedagogo, 2010.

XAVIER, Ana Claudia Molina Zaqueu. Narrativas na Formação de Professores: possibilidades junto ao Pibid da UFSCar. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro. -- Rio Claro, 2019. 297 p.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

ZEFERINO, Samyra Bytthyan De Melo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18425, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18425. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.