Novo Ensino Médio

levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571

Palavras-chave:

Educação Básica, Novo Ensino Médio, Formação Continuada de Professores

Resumo

O presente estudo é um recorte da dissertação intitulada “Proposta de uma Formação Continuada com Planejamento Transdisciplinar nas áreas do conhecimento para o Novo Ensino Médio”, assim objetiva-se apresentar as implicações da configuração do Novo Ensino Médio (NEM) na educação básica e na organização de propostas de formação continuada de professores. A metodologia da pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, o qual teve por instrumento de coleta de dados um questionário estruturado misto, com questões abertas e fechadas. Os dados revelaram que a configuração do NEM abrangem as áreas do conhecimento, itinerários formativos, projetos, ampliação de carga horária, entre outros aspectos. Outrossim, a implantação ágil no cenário catarinense e na escola de desenvolvimento da pesquisa ocasionaram reverberações e reflexos no trabalho pedagógico e na ação docente, os participantes evidenciaram a importância de que formações continuadas sejam realizadas, mas que sejam presenciais, priorizem aspectos da realidade, principais modificações do NEM, o lócus de atuação, as áreas de conhecimento e as demandas dos profissionais.

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Biografia do Autor

Franciele Mariani Pasqual, Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

 Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luíz - Jaboticabal - São Paulo (2017), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Contestado de Santa Catarina (2001), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Campus Videira (1999). Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957. Atualmente Assistente Técnica Pedagógica na Escola de Educação Básica Frei Evaristo - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Docente Efetiva em Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Iomerê, Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Ensino. Tem interesse em pesquisas nos temas: Ensino Médio, Transdisciplinaridade, Currículo Escolar, Altas Habilidades, Ecoformação, Educação Básica Anos Iniciais.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR/Pvaí)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2003), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciencias e Letras de Presidente Venceslau(2006), especialização em Habilitação Para Educação Infantil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP(2005), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2009) e doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2020). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Paraná, Membro de corpo editorial do ENSINO & PESQUISA, Membro de corpo editorial da PERSPECTIVAS ONLINE (CAMPOS DOS GOITACAZES), Membro do Comitê Científico de Educação da Editora CRV, Membro de corpo editorial da TRAVESSIAS, Membro de corpo editorial da Revista Cesumar ? Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Infantil, Formação Continuada, Enfoque CTS.

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2014). Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV). Graduação em Pedagogia. Atuando no cargo de Professora efetiva do Ensino Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal. Professora e orientadora no Mestrado em Educação, área de concentração em Educação Social, do Câmpus do Pantanal e no Doutorado em Educação ofertado no Câmpus do Pantanal, na linha 2. Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. Experiência como docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV) e no Mestrado Profissional em Educação Básica ofertado na UNIARP. Experiência na área da docência educação básica e no cargo de Psicopedagoga atuando com a Educação Infantil, Anos Iniciais, Sala de Recursos Multifuncional e na Secretaria Municipal de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) vinculado ao Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR). Parecerista da Revista Ensino Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Centro de Ciências Humanas e Educação.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

PASQUAL, Franciele Mariani; UJIIE, Nájela Tavares; BLASZKO, Caroline Elizabel. Novo Ensino Médio: levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18571, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18571. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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