EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS, EXPRESSIVAS, CORPORAIS E DE MOVIMENTO NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Márcia Buss-Simão Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p184

Palavras-chave:

Educação Infantil. Orientações Curriculares. Corpo.

Resumo

O presente texto busca inicialmente esboçar como, historicamente, o corpo ora foi concebido como herança da natureza, biológica, ora como herança cultural, social e histórica. Destacando que, até muito recentemente, estas duas dimensões vinham sendo estudadas separadamente, sem se considerar  as mútuas relações entre elas. Em seguida, busca articular como essas ideias e concepções de corpo se inserem e reverberam em ações pedagógicas e educativas na área da educação infantil. Na continuidade, busca apresentar como os Campos de Experiências, na proposta da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, dão contornos a esse corpo e as especificidades das experiências sensoriais, expressivas, corporais e de movimento.

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Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL

Doutora em Educação pela UFSC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul.

Více-Líder do Grupo de Pesquisa Gedig-PPGE-UNISUL e Pesquisadora do Grupo de pesquisa Nupein-CED-UFSC.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

BUSS-SIMÃO, Márcia. EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS, EXPRESSIVAS, CORPORAIS E DE MOVIMENTO NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 184, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p184. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2405. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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