A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM DEFESA DAS CRIANÇAS COMO SERES DA NATUREZA, HERDEIRAS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Léa Tiriba Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p157

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular Comum, educação infantil, relações entre seres humanos e natureza

Resumo

O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a Educação Infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica desde a Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Realiza estágio pós-doutoral junto ao Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando na área de Política e Gestão da Educação, especialmente das Políticas Públicas de Educação Infantil. Integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação.

Léa Tiriba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Educadora-ambientalista, Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1988) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa)" e do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (MEC-UNIRIO). Atua especialmente no campo da Educação Infantil, em interface com a Educação Ambiental, tendo como foco os desafios da produção de novas metodologias de formação de professores que sejam qualificadoras das ecologias pessoal, social e ambiental.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FLORES, Maria Luiza Rodrigues; TIRIBA, Léa. A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM DEFESA DAS CRIANÇAS COMO SERES DA NATUREZA, HERDEIRAS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 157, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p157. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2422. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.