ANÁLISE DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA MUTAÇÃO

Autores

  • Marcela Alves Barbosa Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Biociências/Departamento de Micologia http://orcid.org/0000-0001-8466-125X
  • Alba Flora Pereira Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco
  • Fernanda Muniz Brayner-Lopes Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marília de França Rocha Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco/Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p155

Palavras-chave:

Ensino de Genética. Biodiversidade. Situação problema

Resumo

Para o ensino da mutação, as problematizações podem oportunizar, ao aprendiz, a construção do conhecimento quando discutidas de forma crítica e reflexiva. A utilização de vídeos e/ou textos, por exemplo, podem ser instrumentos dessa problematização. O presente artigo objetiva analisar os dados de uma problematização aplicada para estudantes do Ensino Médio sobre o tema mutação. Foram utilizados os filmes A mosca e O Homem-Aranha I e perguntas como situação problema, para um total de 131 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em três escolas públicas do Recife-PE. Os resultados mostram a existência de várias dificuldades em relação ao conceito em tela, leitura e interpretação de texto. Foi observado que apenas o uso desse recurso não é suficiente para uma aprendizagem eficaz, mas pode ser ferramenta pedagógica importante se bem utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Alves Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Biociências/Departamento de Micologia

Doutoranda em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco

Alba Flora Pereira, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Fernanda Muniz Brayner-Lopes, Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Marília de França Rocha, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco/Laboratório de Biodiversidade e Genética de Insetos

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

BARBOSA, Marcela Alves; PEREIRA, Alba Flora; BRAYNER-LOPES, Fernanda Muniz; ROCHA, Marília de França. ANÁLISE DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA MUTAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 155, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p155. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3072. Acesso em: 13 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.