INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUSOFONIA NA COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Francisca Mônica Rodrigues de Lima UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p68

Palavras-chave:

CPLP, Lusofonia, UNILAB

Resumo

Este texto propõe reflexões sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a lusofonia para difusão e manutenção da língua portuguesa. Contextualizamos a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) que tem parceria com países da CPLP e acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra (UC) na proposta de internacionalização da educação superior. Discutimos a importância da linguagem na descolonização de mentes e corpos com base nas reflexões de Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Aníbal Quijano e Walter Mignolo. Observamos que as práticas linguísticas colaboram com a (re)construção do simbólico para manutenção da ideologia dominante. O trabalho traz elementos para o debate sobre a identidade linguística e o diálogo como forma de resistência.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

LIMA, Francisca Mônica Rodrigues de. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUSOFONIA NA COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 68, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p68. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3372. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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