INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUSOFONIA NA COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores/as

  • Francisca Mônica Rodrigues de Lima UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p68

Palabras clave:

CPLP, Lusofonia, UNILAB

Resumen

Este texto propõe reflexões sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a lusofonia para difusão e manutenção da língua portuguesa. Contextualizamos a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) que tem parceria com países da CPLP e acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra (UC) na proposta de internacionalização da educação superior. Discutimos a importância da linguagem na descolonização de mentes e corpos com base nas reflexões de Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Aníbal Quijano e Walter Mignolo. Observamos que as práticas linguísticas colaboram com a (re)construção do simbólico para manutenção da ideologia dominante. O trabalho traz elementos para o debate sobre a identidade linguística e o diálogo como forma de resistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

LIMA, Francisca Mônica Rodrigues de. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUSOFONIA NA COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 68, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p68. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3372. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.