Implicações da formação de professores na análise e uso do livro didático de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p200-213

Palavras-chave:

Formação de professores. Livro didático. Prática Docente.

Resumo

O estudo objetivou conhecer as implicações dos processos de formação de professores para a análise e utilização do livro didático em turmas do ciclo da alfabetização. Para fundamentar a investigação tomamos como referência, as contribuições teóricas de Imbernón (2002), Martins; Romanowski (2010), Pimenta (2011), Nóvoa (2002), Choppin (2004) Bitencourt (2004), Lajolo (1996), dentre outros. O aporte metodológico utilizado foi a pesquisa narrativa na perspectiva de Conelly e Clandinin (2011) tendo como dispositivo de produção de dados o memorial de formação. As revelações das interlocutoras possibilitam inferir que os usos e as funções atribuídos ao livro didático estão relacionados à prática docente e não há uma análise crítica em torno desse material.   

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Biografia do Autor

Francisco Marcos Pereira Soares, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade estadual do Piauí (2016), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica (2014), Graduado em Bilogia (2012)

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997), Especialista em Alfabetização e Planejamento Educacional (UFPI), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983), Professora da Universidade Federal do Piauí, Classe Professor Associado, Nível II, Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação. 

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

PEREIRA SOARES, Francisco Marcos; BRITO, Antonia Edna. Implicações da formação de professores na análise e uso do livro didático de alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 200–213, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p200-213. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3855. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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