Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p47-70

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Reforma do Ensino Médio. Precarização do Ensino.

Resumo

O presente artigo originou-se de pesquisa qualitativa a partir da análise de fontes bibliográfica e documental em que se discutiu a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.415/2017). O objetivo foi investigar como as políticas de cunho neoliberal definem os rumos da educação brasileira, especialmente no currículo da educação básica, com ênfase na etapa do ensino médio. A partir das análises é notório que tais mudanças contribuem para a consolidação das políticas neoliberais em favor da hegemonia capitalista e atendem aos interesses mercadológicos. Além disso, indicam mais um retrocesso na qualidade e equidade da educação nacional, colaborando com o esvaziamento e a precarização do ensino público. 

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Biografia do Autor

Emerson Pereira Branco, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) | Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Possui graduação em Ciências Ensino Fundamental/Habilitação Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. Atualmente é professor de matemática - Secretaria de Estado da Educação do Paraná e está no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança-PR desde 2012.

Alessandra Batista de Godoi Branco, Instituto Federal do Paraná (IFPR) | Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná. É especialista em Coordenação Pedagógica (2016), com pesquisa em: Avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná, certificado pela Universidade Federal do Paraná; Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino e Comunicação e Artes (2014), com pesquisa em: Realidade educativa: relações entre a formalidade, não formalidade e informalidade da educação, certificado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Neuropedagogia na Educação (2013), com pesquisa em: Relacionamento interpessoal: suas reflexões no processo educativo, certificado pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí; Psicopedagogia Clínica e Institucional (2009), com pesquisa em: O papel educativo da família, certificado pela Faculdade do Noroeste Paranaense. É graduada em Pedagogia - licenciatura plena (2007), pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí. É servidora pública desde 2014, cargo TAE - Pedagoga, lotada no Instituto Federal do Paraná, campus de Paranavaí-PR.

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e Letras/ Inglês - PARFOR pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação como Professora no Curso Formação de Docentes em Nível Médio na Modalidade Normal e como Pedagoga em ensino fundamental e médio, com ênfase em Educação.Atuou como Tutora do Curso Formação Pela Escola - FNDE. Pós graduação "lato sensu" Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional, realizado em 01/03/2003 a 21/09/2003 com duração de 360 horas; Pós graduação "Lato sensu" em Psicopedagogia Institucional e Clínica, realizado em 14/02/2004 a 19/11/2004 com duração de 600 horas e Pós Graduação "lato sensu" em Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais, realizado em 22/06/2007 05/01/2008 com duração de 360 horas.

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduada em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1992). Atuou no Ensino Médio como professora de Química e Física. Em 1999 iniciou pós-graduação, a nível de epecialização, na área de Química: "A Química no Cotidiano" pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Dando continuidade ao aprimoramento profissional, fez mestrado e doutorado na área de Física da Matéria Condensada - UEM e em 2016, pós doutorado em Ensino de Física. O trabalho do mestrado versou sobre as propriedades magnéticas de ligas metálicas e no doutorado sobre as propriedades magnéticas, estruturais e hiperfinas dos óxidos definidos como 'garnets', numa tradução livre, granadas. O pós doutorado abordou: "Uma discussão qualitativa sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular - um olhar para as Ciências da natureza e suas tecnologias. É professora Associada da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/ Campus de Paranavaí desde 2008, atuando na coordenação do PIBID (Ciências Biológicas), enfatizando o Ensino de Ciências, na graduação, nos cursos de Ciências Biológicas e Matemática e na pós graduação Stricto Senso. Como professora convidada atua também no MNPEF, polo de Maringá (Universidade Estadual de Maringá), ministrando a disciplina "Fundamentos teóricos em Ensino e Aprendizagem".

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 47–70, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p47-70. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5087. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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