Sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: do espírito emancipatório aos riscos da vampirização neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p523-545Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica. Formação humana integral. Neoliberalismo.Resumo
Com o objetivo de realizar uma Filosofia da Educação a respeito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), este artigo toma por base os alicerces conceituais que vem dando alicerce à expansão deste projeto – a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Proveniente do materialismo histórico-dialético, e principiada por Marx (através da politecnia) e Gramsci (no projeto de escola unitária), tal prática preconiza uma educação integral e omnilateral. Vinculando teoria e prática e propondo a junção entre ciência, cultura e trabalho, caberia investigar se, entretanto, seus valores mais nobres não estariam sendo capturados pela racionalidade em curso: o neoliberalismo. Esse pensamento objetiva a formação de sujeitos empreendedores, consumidores e competidores; no meio de tudo isso, coloca o Estado a serviço do mercado. Estaria a EPT sendo encapsulada por tal lógica? Em parte, sim; em parte, não. De qualquer forma, passou da hora de ficarmos em estado de alerta.
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