O papel da experimentação na história do ensino de Física no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p36-51Palavras-chave:
Ensino de Física, História da Educação, Experimentação, ExperiênciaResumo
Neste trabalho buscamos estabelecer um panorama acerca do papel atribuído à experimentação no contexto das propostas relacionadas ao ensino de Física no Brasil. A partir dos referenciais analisados, foi possível observar as diferentes percepções acerca da utilização de atividades experimentais para o ensino das disciplinas científicas e, em especial, da Física desde o início do período republicano até as diretrizes nacionais curriculares para os cursos de formação de professores de Física. Dada a importância atribuída à utilização de atividades experimentais, foi possível concluir que compreender as etapas percorridas até o presente, em relação a esse aspecto do ensino de ciências, é de extrema relevância no sentido de contribuir para a superação de dificuldades históricas, bem como para o estabelecimento de novas diretrizes de formação de professores e de elaboração de materiais de ensino.
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