CRIANÇA E PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP E UFMS DIZEM E SUA MOTIVAÇÃO PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Célia Maria Guimarães UNESP/PP
  • Silvia Adriana Rodrigues UFMS - C. Pantanal
  • Cláudia Cristina Garcia Piffer Lopes UNESP-PP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p22

Palavras-chave:

Representações Sociais, Educação Infantil, Formação de Professores.

Resumo

Com base no aporte teórico da teoria das Representações Sociais de Moscovici e seus seguidores investigamos a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os futuros profissionais docentes têm e constroem sobre o professor, a criança e o trabalho pedagógico na Educação Infantil. O estudo, de caráter longitudinal acompanhará os estudantes no período compreendido entre os anos de 2009 e 2012, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos para obtenção dos dados. O tratamento dos dados se dará com auxílio de softwares estatísticos (Evoc e SPSS) e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Os dados parciais apontam que as RS sobre professor e criança dos estudantes das duas universidades não correspondem ainda à especificidade do trabalho de professor de crianças pequenas, nem à concepção de criança/infância considerados na contemporaneidade.

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Publicado

2013-02-11

Como Citar

GUIMARÃES, Célia Maria; RODRIGUES, Silvia Adriana; LOPES, Cláudia Cristina Garcia Piffer. CRIANÇA E PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP E UFMS DIZEM E SUA MOTIVAÇÃO PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 22, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n7p22. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/718. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

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