Formação e trabalho do preceptor no Ensino e na Saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p83-96

Palavras-chave:

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, PRECEPTOR, EDUCAÇÃO PERMANENTE

Resumo

O objetivo é revisar estudos sobre a formação e o trabalho do preceptor, identificar seus conceitos e aplicar o conhecimento gerado à pesquisa acadêmica e à prática dos revisores. Através de Revisão Integrativa de Literatura foram selecionados artigos disponíveis dos últimos cinco anos, nas bases de dados virtuais bibliográficas LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO. Obteve-se um resultado de oito artigos, surgindo os principais eixos temáticos para a discussão: Formação e trabalho do preceptor; A preceptoria na perspectiva da interdisciplinaridade e da integralidade e A educação permanente como estratégia para o exercício da preceptoria. Os estudos convergem para a importância e o reconhecimento dos preceptores e enfatizam o seu perfil prático, porém não descolado de uma formação pedagógica.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Garcia Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003). Atualmente é assistente social do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF). Nesse, desenvolve também a atividade de Preceptora de Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente Interdisciplinar para o SUS (EEAAC/UFF).

Benedito Carlos Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993) e mestrado (2001) e doutorado (2008) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, atenção farmacêutica, assistência farmacêutica e ensino na saúde Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (SC) no período 2008-2009

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

SOUZA, Maria das Graças Garcia; CORDEIRO, Benedito Carlos. Formação e trabalho do preceptor no Ensino e na Saúde: revisão integrativa. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 83–96, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p83-96. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7548. Acesso em: 22 dez. 2024.

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