Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872

Palavras-chave:

memes, multimodalidade, redes sociais.

Resumo

Este estudo visa refletir o uso da linguagem nas redes sociais e das práticas de comunicação na atualidade, cujas leitura e ressignificação do gênero Meme são, em grande parte, uma construção coletiva em espaços virtuais de interação social. Pretendemos mostrar os resultados de uma análise textual-discursiva do gênero Meme, em que a produção se dá em meios multimodais. Para o estabelecimento da discussão, apoiamo-nos em Barthes (1977), Kress e van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Ribeiro (2016), Marcuschi e Xavier (2010), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como uma análise documental, pois foi realizada nas principais redes sociais de compartilhamento de conteúdos e o corpus de análise foi selecionado usando critérios de propagação desses Memes. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar mais acurado em relação ao gênero em foco, inclusive em contextos de didatização de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Silva Cardoso, Escola Municipal Pequeno Príncipe

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pelo IFAL; Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo IFAL- Campus Murici. Professora efetiva de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Santana do Mundaú/AL.

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutor em Linguística Aplicada pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Desenvolve pesquisas com vistas à Argumentação em produções textuais, orais e escritos, de alunos do ensino básico e do ensino superior. Tem trabalhos publicados, e apresentados, em eventos nacionais e internacionais.

Flávia Karolina Lima-Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Referências

A CIÊNCIA DO HUMOR. [Locução de]: Alexandre Ottoni, Pazos Deive [S.l.]: Jovem Nerd, 15 jul. 2016. Podcast. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdcast/a-ciencia-do-humor-nerdcast-52>. Acesso em: 03 set. 2018.

BARTHES, Roland. Image-Music-Text. London: Fontana, 1977.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien, Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo, SP: Cortez, 2013.

COMO CRIAR MEMES. Disponível em: <https://makeaMeme.org/> Acesso em: 20 set. 2018.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FAÇA SEUS MEMES. Disponível em: < http://www.imagechef.com/ic/pt/Meme-maker/index.jsp > Acesso em: 20 set. 2018.

GOMES, Luiz Fernando. Relações imagem-texto em textos didáticos para EAD: um exercício de ressignificação. In: CONGRESSO DE LEITURADO BRASIL, 17., 2009. Campinas. Anais do 17 COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/19-cole-caderno_resumos.pdf >Acesso em: 12 set. 2018.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996 [2006].

JESUS, Aline. Entenda o meme Luiza no Canadá. Techtudo. 12 jan. 2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/01/entenda-o-Meme-luiza-no-canada.html> Acesso em: 12 set. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MEME Menos Luiza que está no Canadá. Disponível em: <http://souanalbafeto.blogspot.com/2012/01/luiza-esta-no-canada.html > Acesso em: 14 set. 2018.

MEMES AND TEMES. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/susan_blackmore_on_Memes_and_temes> Acesso em: 14 set. 2018.

MEMES ANTIGOS. Disponível em: <http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/luiza-do-canada-e-incluida-em-livro-dos-maiores-Memes-da-internet-no-brasil.html> Acesso em: 14 set. 2018.

MEMES DO ORKUT. Disponível em: <https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/11/22/aqueles-que-voce-respeita-os-10-Memes-mais-marcantes-da-historia/> Acesso em: 21 set. 2018.

NAZARÉ CONFUSA. Disponível em:< http://www.museudeMemes.com.br/sermons/nazare-confusa/> Acesso em: 19 set. 2018.

PORQUE VOCÊ NÃO AMADURECE?. Disponível em: <https://www.gerarmemes.com.br/Meme/316619-me-faca-uma-pergunta-mi-fici-imi-pirginti> Acesso em: 15 set. 2018.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SHEPHERD, Tania Maria Granja; SALIÉS, Tânia Gastão (Orgs.). Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013.

VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harisson da. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

CARDOSO, Neide Silva; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 856–872, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8693. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.