O que é conceito na perspectiva Vygotskyana?
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p107-127Palavras-chave:
Conceito, Vygotsky, Ensino-AprendizagemResumo
O presente artigo trata de uma revisão de literatura acerca dos pensamentos, perspectivas e ponderações do autor russo Lév Semiónovich Vygotsky em relação a definição de conceito. Busca-se sistematizar, integrar, analisar criticamente e sintetizar algumas questões e ponderações da contribuição de Vygotsky acerca desta temática. Para tal, foram consultadas as obras completas do autor, “Obras Escogidas”, e criados três macro tópicos de discussão. O primeiro aborda a definição propriamente de conceito dentro de sua teoria de desenvolvimento sociocultural, de modo a situar a discussão. O segundo e terceiro tópicos estão relacionados ao desenvolvimento do pensamento conceitual durante a infância e a adolescência e suas implicações em outros aspectos da psique, incluindo toda a discussão metodológica e histórica que Vygotsky faz para estabelecer sua teoria. As principais contribuições desta sistematização são: o conceito só surge de forma genuína na fase de maturação sexual do indivíduo; e o conceito opera a partir de uma estrutura de generalização que exige uma série de processos psíquicos superiores, cujo intuito é representar e modelar a realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).