Educação do campo no contexto do semiárido: movimentos de resistência e transgressão pedagógica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p193-212

Keywords:

Educação do campo, Prática educativa, Transgressão pedagógica.

Abstract

Este trabalho tem o propósito de discutir sobre as estratégias políticas e pedagógicas utilizadas pelas escolas do campo na construção de projetos educativos que favoreçam à formação crítica, a partir do processo de desvelamento da realidade social. Através da pesquisa-ação, desenvolvemos um processo de problematização coletiva acerca das práticas educativas com o intuito fomentar alternativas pedagógicas associadas aos princípios da educação do campo. Os diálogos críticos estabelecidos com os educadores sobre os projetos educativos da escola, possibilitaram o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, intervenções e mobilizações sociais que demonstram uma atitude de “transgressão pedagógica”, voltada à construção coletiva do conhecimento, a compreensão crítica do campo e o protagonismo dos jovens.

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Author Biography

Elmo de Souza Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pos-doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí, com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Verona (2014), professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI e coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

Published

2020-12-30

How to Cite

LIMA, Elmo de Souza. Educação do campo no contexto do semiárido: movimentos de resistência e transgressão pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 193–212, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p193-212. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10076. Acesso em: 24 nov. 2024.

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