Como um saber elementar, a leitura, tornou-se uma competência complexa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp100-115Keywords:
Leitura. Saber ler. Competência. Formação de professores. Avaliação.Abstract
Como o “saber ler” sempre foi considerado como uma competência (uma habilidade, um saber-fazer, conforme a época), a passagem de uma lógica escolar centrada nas disciplinas para uma abordagem por competências não deveria afetá-lo. Mas, ao invés disso, considerar a leitura como uma competência transversal tornou sua definição mais complexa e mais imprecisa: o saber ler ora é reduzido à decodificação, ora ampliado à compreensão de todos os gêneros de textos. De fato, o “saber ler” visado escolarmente não é independente das práticas sociais de leitura, que mudaram profundamente ao longo do tempo, como evidencia a história. Assim, a formação de professores responsáveis por essa aprendizagem teve que ser consequentemente redefinida. São essas três questões (as interferências entre conhecimentos e competências, a evolução da noção de “saber ler” e a evolução dos objetivos da formação de professores) que essa contribuição tenta esclarecerDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).