Aspectos do pensamento computacional de estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p231-255Keywords:
Pensamento computacional, Construcionismo, Padrões, Habilidades.Abstract
Este artigo apresenta o desenvolvimento duas tarefas matemático-artístico-computacionais realizadas com um grupo de quatro estudantes de Ensino Fundamental. As tarefas exploram a temática padrões e álgebra e foram realizadas utilizando aplicativos computacionais. Os dados foram produzidos em sessões de Experimento de Ensino por meio de filmagens e realização de diário de campo. O objetivo do estudo foi identificar as habilidades do pensamento computacional emergentes do contexto supracitado. O processo de interação das estudantes com os aplicativos foi interpretado por meio de ações de aprendizagem construcionistas. Como resultado, se verificou que houve indícios da emergência das habilidades de coleta de dados, análise de dados, simulação e automação em todas as atividades e das habilidades de decomposição do problema, paralelização e abstração em atividades mais complexas. A partir do estudo realizado, se concluiu que as tarefas exploradas possibilitaram a abordagem de diversos conceitos matemáticos e computacionais, e o desenvolvimento de habilidades essenciais a processos de resolução de problemas e à própria capacidade de aprender.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).