University extension in the curriculum of undergraduate courses and emerging contexts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p365-388

Keywords:

Higher Education, University Extension, Undergraduate Courses, Emerging Contexts, Curriculum

Abstract

This production discusses the insertion of university extension in the curriculum of undergraduate courses and its interrelation with emerging contexts in Higher Education. It is the result of qualitative research, a case study, based on the analysis of institutional documents and the answers to a mixed questionnaire with thirteen coordinators of undergraduate courses at the Federal University of Santa Maria. It is concluded that the insertion of the extension in the curriculum of undergraduate courses is emerging because: it enhances the perspective of quality in professional training; assumes the student as the protagonist and systematizer of their learning in the field of professional performance; articulates the curriculum to the political-pedagogical actions of the courses; promotes interdependence and dialogue between university and society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Paim Rosso, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFar/AL. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Al. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GESTAR) - CNPq/UFSM. Atuou como professora substituta do Instituto Federal Farroupilha/Campus Alegrete/RS-2015/2017, atualmente é professora efetiva da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Alegrete/RS. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, realiza pesquisas com ênfase em Extensão Universitária, Formação de Professores, Gestão Educacional e Políticas Públicas Educacionais.

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutora em Educação - PUCRS; Doutora em Educação - PUCRS; Mestre em Educação - UFSM; Especialista em Administração e Supervisão Escolar - UFSM; Especialista em Psicopedagogia - FAFRA; Graduada em Pedagogia - FIC. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Coordenadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do GESTAR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS voltado para pesquisas sobre o campo curricular, perpassando pelas políticas públicas e práticas educativas. Participa do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, gestão escolar e universitária, formação de professores.

References

BARDIN L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html> Acesso em: 19 set. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 07, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018, Seção 1, p. 49 e 50. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 12 abr. 2019.

DALLA CORTE, M. G. O Estágio Curricular e a Formação se Qualidade do Pedagogo. 2010. 315 p. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2010. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3678/1/430801.pdf> Acesso em: 28 out. 2019.

DALLA CORTE, M. G. Um estudo acerca dos contextos emergentes nos cursos de licenciatura no Brasil: em destaque a internacionalização. Revista Educação. Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 357-367, set-dez. 2017. ISSN 1981-2582. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.29023. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29023/16529>. Acesso em: 05 out. 2019.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artemed, 2009.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/pre/index.php/a-pre-2/legislacao>. Acesso em: 28 nov. 2018.

GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, São Paulo, SP, 15 fev. 2017. Disponível em: <http://www.paulofreire.org/noticias/557-extensao-universitaria-para-que> Acesso em: 02 nov. 2018.

GADOTTI, M. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. COEB: Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem. Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis: SC, 14 fev. 2013. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf> Acesso em: 10 out. 2019.

GOULART, A. T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 2, n. 4, p. 60-73, 31 mai. 2004. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:6AfGB9nrm1kJ:periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/580+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acesso em: 03 nov. 2019.

IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V. “Curricularização” da Extensão Universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública. In: XIII CongresoLatinoamericano de ExtensiónUniversitaria. 2015, Havana. Anais. Disponível em: <http://www.congresoextension.mes.gob.cu/documentos/CLEU%20(VF).pdf> Acesso em: 10 abr. de 2018.

JAPIASSU, H. Alguns instrumentos conceituais; O que é a epistemologia? In.: Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

LUNARDI, E. M. Qualidade da Gestão Pedagógica no Curso de Pedagogia. 2012. 262 p. Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre, RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul., Porto Alegre, RS, 2012. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3740/1/446275.pdf> Acesso em: set. 2019.

MARTINS, E. F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciência e Cognição 2008, vol. 13 (2), p. 201-209, jul. 2008. ISSN 1806-5821. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/232/131> Acesso em: 12 out. 2019.

MAUÉS, O. C. Ensino superior na ótica dos organismos internacionais. Educar em revista, Curitiba, Brasil, vol. 35, n.75, p. 13-30, mai/jun., 2019. ISSN 1984-0411. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602019000300013&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em: 22 set. 2019.

MAZZILLI, S. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do estado. RBPAE: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Periódico científico editado pela Anpae. v. 27, n. 2, p. 205-221, mai/ago. 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24770/14361> Acesso em: 19 set. 2019.

MOROSINI, M. C. Qualidade da Educação Superior e Contextos Emergentes. Revista Avaliação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, jul. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a07v19n2.pdf> Acesso em: 02 out. 2019.

MOTTA, R. A. Tecnologia educacional no ensino superior: cenários da educação a distância e a avaliação institucional. In: COLOMBO, Sonia S. (Org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

RENEX. Rede Nacional de Extensão, 2016. Sobre o FORPROEX e a RENEX. Apresentação. Disponível em: < https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/apresentacao/forproex-e-renex#:~:text=O%20F%C3%B3rum%20de%20Pr%C3%B3-Reitores,e%20o%20fortalecimento%20da%20democracia.> Acesso em: 08 de out. de 2020.

RODRIGUES, Â. R. A extensão universitária: indicadores de qualidade para avaliação de sua prática/ Estudo de caso em um centro universitário privado. 2003. 182 p. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção, Área: Planejamento e Gestão Estratégica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2003. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86224/225491.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 04 dez. 2018.

ROSSO, G. P. Inserção das ações de extensão nos cursos de graduação da UFSM na perspectiva dos contextos emergentes. 2019. 252 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria – Programa de Pós-graduação em Educação. Santa Maria, RS, 2019.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 11.

SILVA, M. das G. M. Extensão: a face social da universidade? Campo Grande: Editora da UFMS, 2000.

SOUSA, A. L. L. A história da Extensão Universitária. 2ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica - UFSM, Santa Maria 2019. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/engenharia-mecanica/projetopedagogico> Acesso em: 22 out. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Farmácia, Santa Maria, 2018. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/farmacia/projeto-pedagogico>. Acesso em: 16 out. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Pedagógico do Curso de História – Licenciatura – UFSM, Santa Maria, 2017. Disponível em:

<https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/historia/projeto-pedagogico>

Acesso em: 19 out. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno - UFSM, Santa Maria, 2007. Disponível em: <https://portal.ufsm.br/ementario/curso.html?idCurso=1061>. Acesso: 15 out. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução nº 16/2008. Política de Extensão da UFSM, Santa Maria, 2008. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/pre/index.php/a-pre-2/legislacao#normas-gerais-ufsm>.Acesso em: 30 out. de 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução nº 006/2019. Aprova a Política de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2019. Disponível em: <https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=12476803> Acesso em: 13 ago. 2019.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.

Published

2021-11-30

How to Cite

ROSSO, Gabriela Paim; DALLA CORTE, Marilene Gabriel. University extension in the curriculum of undergraduate courses and emerging contexts. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 365–388, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p365-388. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11301. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.