Relation between theory and pedagogical practice
old dilemma that is still present in teachers training
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391Keywords:
Teachers training, Relation between theory and practice, Pedagogical practiceAbstract
The present work aims to present some aspects that cross the relationship between theory and practice, in teacher training, an old dilemma and still present in this context. It is a theoretical study, based on the following references: about teachers training (GATTI, 2000; 2013; 2014; 2017; 2019; PIMENTA, 1999; 2001, NÓVOA 1992; 1995; 2009) and pedagogical practice (LIBÂNEO, 2005; TARDIFF, 2002; CRUSOÉ, 2014; ALARCÃO, 2001). The results indicated for a training that must consider: a) A feedback between the academic and professional fields; b) As subjectivities, beliefs and values that cross school practice and interfere in the pedagogical conduct of the professional teacher; c) As identities forged in the field of training and pedagogical practice.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BOAVIDA, João; AMADO, João. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Curitiba, PR:CRV, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 7ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 115-117. (Coleção Leitura).
GATTI, Bernadete A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000. (Coleção Formação de Professores).
GATTI, Bernadete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf
GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100. p. 33-46, dez./ jan./fev. 2013/2014. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164.
GATTI, Bernadete A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1150-1164 out./dez. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1150.pdf
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. [S.l: s.n.], 2019.
LIBÂNEO, J.C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortêz, 2005.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora da UNESP, 2013. p. 23-54.
NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In. Os professores e a sua formação. In: NÒVOA, Antonio (org.) 2. ed. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. NÒVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro.
OLIVEIRA Dalila A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004 1127 Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/
OLIVEIRA Dalila A. A nova regulação de forças no interior da escola: carreira, formação e avaliação docente. In: RBPAE, v. 27, n.1, p. 25-38, jan/abr.2011.
PIMENTA, Selma. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA JÚNIOR, C. A. Construção de um espaço público de formação. In: SILVA JÚNIOR, C. A.; GATTI, B. A.; MIZUKAMI, M. G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; SPAZZIANI, M. L. (Org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 133-148.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).