Apresentação - Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" (primeira parte)
Educação infantil e currículos: desafios, problematizações e propostas no tempo presente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33pi-xvKeywords:
Apresentação, Educação Infantil, CurrículosAbstract
O dossiê intitulado “Educação Infantil e Currículo(s): cultura(s), docência e formação em debate – primeira parte - tem como objetivo contribuir com o debate sobre currículos na educação das infâncias de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, reunindo pesquisas, reflexões, preocupações e questionamentos de pesquisadores e pesquisadoras, implicados com a discussão em pauta. A primeira parte, intitulada “Educação Infantil e currículo(s): desafios, problematizações e propostas no tempo presente” é um convite para que as reflexões, problematizações e proposições compartilhadas nos artigos do dossiê, possam funcionar como promotoras do exercício do pensamento docente e de subsídio para construção de modos mais acolhedores, inclusivos e democráticos de construção do(s) currículo(s) da Educação Infantil brasileira. Foi organizado pelo Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) e pelo Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS).
Downloads
References
ABRAMOWICZ, Anete; CRUZ, Ana Cristina J., MORUZZI, Andrea Braga. Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 46, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p46. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2385. Acesso em: 18 dez. 2021.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007. Acesso em: 19/12/2021.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 3-20, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79179. Acesso em: 19/12/2021.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos. As crianças pequenas precisam de uma Base Nacional Comum Curricular? À guisa de apresentação. Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. i, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16pi. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2830. Acesso em: 18 dez. 2021.
AQUINO, Ligia Maria Motta Lima Leão de; MENEZES, Flávia Maria de. Base Nacional Comum Curricular: tramas e enredos da infância brasileira. Debates em Educação, Maceió v. 8, n. 16, p. 30, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p30. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2409. Acesso em: 18 dez. 2021.
BARBOSA, Ivone; SILVEIRA, Telma; SOARES, Marcos. Educação Infantil e currículo: o entusiasmo da cultura e a alegria da criança na superação de uma educação homogeneizadora. Debates em Educação, Maceió, v; 13, n. 33, p. 74-93, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p74-93 . Acesso em: 18 dez. 2021.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa, CRUZ, Silvia Helena Vieira, FOCHI, Paulo Sergio; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O que é básico na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 11, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p11. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2492. Acesso em: 18 dez. 2021.
BOTH, Ilaine Inês; BISSOLI, Michelle de Freitas; MORAES, Aline de Andrade Barroso. A participação das crianças na elaboração e na efetivação dos currículos na Educação Infantil: uma condição fundamental para promover o processo de humanização. Debates em Educação, Maceió, v, 13, n. 33, p.195-218, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p195-218 . Acesso em: 18 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017
BUSS-SIMÃO, Márcia. Experiência sensoriais, expressivas, corporais e de movimento nos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 184, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p184. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2405. Acesso em: 18 dez. 2021.
CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Entre limites e possibilidades: participação de crianças na prática pedagógica e intencionalidade docente. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 33, p. 219-239, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p219-239 . Acesso em: 18 dez. 2021.
CAMPOS, Túlio; CARVALHO, Levindo Diniz; BAPTISTA, Mônica Correia. Educação Infantil, currículo e cidade: crianças em espaços culturais de Belo Horizonte. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 355-376, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p355-376 . Acesso em: 18 dez. 2021.
CARDONA, Maria João Cardona. Um referencial curricular para as crianças dos 3 aos 6 anos. A realidade portuguesa. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 113-128, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p113-128 . Acesso em: 18 dez. 2021.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Análise do discurso das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil: o currículo como campo de disputas. Educação, v.38, n.3466-476. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15782. Acesso em: 14 dez. 2021.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; BERNARDO, Gertrudes Angélica; LOPES, Amanda Oliveira. Educação Infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 33-57, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p33-57 . Acesso em: 18 dez. 2021.
CUNHA, Susana Rangel Vieira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org.). Arte Contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. 01. ed. Porto Alegre: Zouk, 2021.
FERREIRA, Maísa; NUNES, Mário Luiz Ferrari. As condições de emergência das Diretrizes Curriculares de Campinas para a Educação Infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 94-112, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p94-112 . Acesso em: 18 dez. 2021.
FLORES, Maria Luiza Rodrigues; TIRIBA, Léa. A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular: em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 157, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p157. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2422. Acesso em: 18 dez. 2021.
FÓRUM PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Manifesto indignado. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 208, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p208. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2815. Acesso em: 18 dez. 2021.
FREITAS, Marcos Cezar de. Diversidades Culturais, deficiências e inclusão: a potência curricular da Educação Infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 333-354, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354 . Acesso em: 18 dez. 2021.
GOBBI, Marcia Aparecida, GALIAN, Claudia Valentina; CIARDELLA, Thais Monteiro. Currículo e infância: o olhar das crianças, desde bebês para a Educação Infantil e além. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 168-194, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p168-194 . Acesso em: 18 dez. 2021.
GOBBI, Marcia Aparecida. Entreatos: precisamos de BNCC ou seria melhor contar com a base? Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 118, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p118. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2401. Acesso em: 18 dez. 2021.
GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; LEITE, Maria Cristina Stello. (Org.). Crianças, educação e o direito à cidade: pesquisas e práticas. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
GOETTEMS, Milene Braga; PRADO, Patrícia Dias. Processos criativos em dança na Educação Infantil e metodologias participativas de pesquisas com crianças. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 312-332, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p312-332 . Acesso em: 18 dez. 2021.
GUIZZO, Bianca Salazar; ALMEIDA, Vanessa da Silva. Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: uma análise a partir dos Estudos Culturais. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 15-32, 2021.
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p15-32 . Acesso: 14 dez. 2021.
LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, p.50-64, jul./dez,2005. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/lopes.pdf. Acesso em 19/12/2021.
LOPES, Jader Janer Moreira; VALENTIN, Silvia Helena; BOGOSSIAN, Thiago. Entre paredes, jardins, solários e salas de atividades: há bebês e crianças por aqui!!! A espacialização e a institucionalização do viver na Educação Infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 240-261, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p240-261 . Acesso em: 18 dez. 2021.
MARCOLINO, Suzana; SANTOS, Maria Walburga dos. A brincadeira como princípio da prática pedagógica na Educação Infantil: brincar, participar, planejar. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 287-311, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p287-311 . Acesso em: 18 dez. 2021.
MARINO FILHO, Armando; MELLO, Suely Amaral; MAGALHÃES, Cassiana. O currículo como antecipação da história da criança: contradições entre educação e escolarização no desenvolvimento de 0 a 6 anos de idade. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 150-167, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p150-167 . Acesso em: 18 dez. 2021.
MELLO, Suely Amaral; SILVA, Greice Ferreira. BNCC: um currículo integrador da infância brasileira? Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 66, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p66. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2432. Acesso em: 18 dez. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Seção 1, p. 18.
SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Currículo é responsabilidade: discussão contemporânea na Itália. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 89, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p89. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2408. Acesso em: 18 dez. 2021.
SANTOS, Marlene Oliveira dos. Planejamento narrativo na Educação Infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 262-286, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p262-286 . Acesso em: 18 dez. 2021.
SANTOS, Solange Estanislau dos; MACEDO, Elina Elias de. BNCC para Educação Infantil e a urgência de resistências. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p1-14 . Acesso em: 18 dez. 2021.
SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177. Acesso em: 19/12/2021.
SILVA, Marcelo Oliveira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Concepções sobre currículo na Educação Infantil: ressonâncias da Pedagogia da Infância em narrativas de professoras. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 497-514, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/silva-carvalho.pdf. Acesso em 19/12/2021.
SILVA, Marcelo Oliveira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; LOPES, Amanda Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na Educação Infantil. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 177-191, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14327. Acesso em: 18/12/2021.
SILVA, Vanderlete Pereira da; LIMA, Mariana Semião de; SILLER, Rosali Rauta. Mulheres manauaras, pomeranas, de comunidade de terreiro e a diversidade linguística: algumas reflexões para pensar o currículo da Educação Infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 58-73, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p58-73 . Acesso em: 18 dez. 2021.
SOARES, Ademilson. Pesquisas sobre políticas curriculares para a Educação Infantil: algumas questões epistemológicas no contexto da BNCC. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 129-149, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p129-149 . Acesso em: 18 dez. 2021.
SOUZA, Marcia Lucia Anacleto de. Quais as crianças da Base Nacional Comum Curricular? Um olhar para as “culturas” sem diversidade cultural. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 136, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p136. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2570. Acesso em: 18 dez. 2021.
TEBET, Gabriela; ABRAMOWICZ, Anete. Afinal, o que querem os bebês? Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 377-390, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p377-390 . Acesso em: 18 dez. 2021.
VITORIA, Telma. Entrevista com Rita Coelho. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 01, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p01. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2810. Acesso em: 18 dez. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).