Strategies of co-creation for adequate planning in Basic Education
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954Keywords:
Basic Education, Adequate planning, Professional master´s degree, Transdisciplinarity, Eco-formationAbstract
The purpose of this study is to map strategies of co-creation for adequate planning in Basic Education, identified in researches related to a professional master´s degree course. In order to analyze 18 dissertations, whose condition of convergence lies in the use of the methodology of Eco-Formative Creative Projects (ECP), choice was made towards bibliographical review and a qualitative approach. The results allow to identify examples of strategies: planning is associated with local and global realities; the external community participates in designing and developing such planning; teacher training as a movement of reflection and co-creation of a pollinator planning.
Downloads
References
ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do programa de formação-ação em escolas criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.
ALMEIDA, Leandro José Carneiro de. Projeto criativo ecoformador como proposta pedagógica transdisciplinar para o 7º ano do ensino fundamental. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
ARNT, Rosa Maria. Transdisciplinaridade e educação comunitária: rendas de bilros, rendeiras e bem viver. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 303-324, jan.-jun. 2020.
BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino na educação física: uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 31-39, jan.-abr. 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. 2022.
BRISOLLA, Lívia Santos; ASSIS, Renata Machado de. O planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. esp., p. 956-966, dez. 2020.
FARIA, André Longo; PESSANHA, Márlon. Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e117420, p. 1-23, 2022.
FELIPUS, Eliane Scheffmacher. Implicações dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GUEDES, Jussara de Souza. Transdisciplinaridade e ecoformação no voo das abelhas: Projeto Criativo Ecoformador para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
HOFFMANN, Erenita. A pertinência do ensino no uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no Ensino Fundamental. 201984 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
HORN, Marli. Programa de formação-ação em escolas criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na educação básica de União da Vitória/PR. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
KLOSOUSKI, Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. UNICENTRO - Revista Eletrônica, Guarapuava, n. 5, p. 1-8, 2008.
KOSTESKI, Aline Nataly Wolf. Cocriação de um Projeto Criativo Ecoformador: das demandas locais à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
LIMA JUNIOR, Eduardo Brandão et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v. 20, n. 44, p.36-51, 2021.
LIMA, Francisco; SILVA, Jovina. Planejamento de ensino e aprendizagem na Educação Superior: um ato dialógico de articulação entre a teoria e a prática docente. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 25, p. 36-55, set.-dez. 2019.
LIZ, Cristina Pereira Vieira de. Currículo transdisciplinar a práticas pedagógicas ecoformadoras em escola do campo em tempo integral. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
LOPES, Roniery Capel. As permanências históricas: o ensino tecnicista e a política neoliberal. Revista me Conta essa História, [S. l.], a. I, n.12, s. p., dez. 2020.
MALLART, Joan. Ecoformação para a escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Escolas criativas: reflexões, estratégias e ações com Projetos Criativos Ecoformadores. Caçador: Ediuniarp, 2022. p. 86-107.
MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tecnicismo, neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MORIN, Edgar. Cambiemos de vía: lecciones de la pandemia. Barcelona: Paidós, 2020.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2011a.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. 6. Ed. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MOURA, Kely Teresa de. Projeto Criativo Ecoformador para o Ensino Fundamental com ênfase no ensino da Língua Inglesa. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.
NOGARA, Glaucia. O ORA como referencial inovador para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
OLIVEIRA, Beatriz Alves de. Cenários ecoformadores e campos de experiência: contribuições de um Projeto Criativo Ecoformador para o desenvolvimento integral de bebês e de crianças bem pequenas. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
ONU. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Acelerando as transformações para a Agenda 2030 no Brasil. Brasília: ONU, 2016. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/>. Acesso em: 20 jun. 2022.
PILETTI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 1990.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
SCHERRE, Paula Pereira; ARNT, Rosamaria de Medeiros. Aprender a ser: repercussões da metodologia transdisciplinar na formação de educadores. In: PUJOL, Maria Antònia; TORRE, Saturnino de la; LORENZO, Nuria (coords). Escuelas y aulas creativas: reflexiones y experiencias. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014. p. 252-262.
SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPR, v. 18, p. 95-104, jul.-dez. 2008.
SILVA, Maria Terezinha Milan da. Organização dos espaços potencializadores de experiências criativas na Educação Infantil. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
SOUZA, Emanuelle Martins de. Brincadeiras como estratégias educativas para o desenvolvimento integral na Educação Infantil: apontamentos sobre Projeto Criativo Ecoformador. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
STEIN, Iliane. Proposta de um cenário ecoformador para a aprendizagem de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
TELEGEN, Nadir Zimmer. Da decodificação ao potencial transformador da leitura: indicadores para a aproximação de projetos de ensino à metodologia dos projetos criativos ecoformadores (PCE). 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos criativos ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores - PCE: uma via metodológica para o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação na educação. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Escolas Criativas: reflexões, estratégias e ações com Projetos Criativos Ecoformadores. Caçador: Ediuniarp, 2022. p. 228-247.
VEBER, Simone Carlim. Projeto Criativo Ecoformador como possibilidade de aprender e de ensinar na perspectiva transdisciplinar e ecoformadora. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
VENTURA, Juliana Santos da Silva; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Projetos Criativos Ecoformadores: relações entre tecnologia e educação ambiental no ensino. Interacções, Lisboa, v. 17, n. 58, p. 117-142, dez. 2021.
XAVIER, Maria Luiza M; ZEN, Maria Isabel Habckost. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Cadernos Educação Básica 5. Porto Alegre: Mediação, 2000.
ZANOL, Alessandra Garcia. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: das demandas de docentes do Ensino Fundamental à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Projetos Criativos Ecoformadores em pesquisas com intervenção: contribuições para uma educação complexa. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 281-301, jan.-jun. 2020.
ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, Maria Glória et al. (org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).