Literacy and Heterogeneity

teacher discourses on didactic strategies in the return to in-Person teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013

Keywords:

Literacy, Didactic strategies, Heterogeneities, Focus group, Return to in-person classes

Abstract

The article, an excerpt from a master’s research project completed in 2024, focuses on the teaching of reading and writing in 3rd, 4th, and 5th-grade classes at municipal public schools in the state of Pernambuco, Brazil, after the Covid-19 pandemic. Our hypothesis was that students in these grades were directly impacted in their literacy processes due to remote classes during the pandemic. Our objective here is to highlight the teaching strategies developed by teachers in response to the challenges faced. As a methodological approach, we conducted a virtual focus group with four teachers: one from a multi-grade class (2nd and 3rd grades), one from a 4th-grade class, and two from 5th-grade classes. We found that students' learning difficulties worsened due to the pandemic and social inequality, which prevented low-income students from accessing remote classes, as evaluated by the teachers. In response, the teachers developed actions to address the wide heterogeneity in students' knowledge, beginning with welcoming the children and their families, conducting diagnostic assessments, and implementing playful and varied activities with the support of literature and even the possibility of additional pedagogical support. We concluded that the teaching strategies implemented by the teachers are not new and, although they took on a leading role in a delicate context, these strategies are embedded in traditional literacy practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del-Rei

Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Doutora em educação pela UFMG, associada à ANPED e a ABALF. Tem Pós- doutorado pela University of London, King's College, (2009), pela Goldsmits University of London (2019), pela UFSCAR, 2019-2020). Líder do (GPEALE) grupo de pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade. Coordenadora Geral da AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização). É pesquisadora da área alfabetização, letramentos, cultura escrita. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização no contexto da pandemia e da pós-pandemia em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Foi vice-presidente da ABALF 2014-2017. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenadora Geral da Alfabetização de Jovens e Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC. (Texto informado pelo autor)

Ana Caroline Almeida, Universidade Federal de São João Del-Rei

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização e Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com estágio sanduíche na University of Wisconsin - EUA. Atuou como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ/Campus Pinheiral; no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos/UNIPAC - Barbacena, no Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS e na Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG/Barbacena como docente no curso de Pedagogia. Possui experiência na Educação a Distância nas funções de tutora presencial, tutora a Distância e professora conteudista em cursos de graduação e especialização; Possui experiência de 13 anos na Educação Básica. Produz material didático de apoio aos professores da educação básica. É sócia da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização; vice-líder do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade - GPEALE e integrante do ALFAREDE - alfabetização em rede. Como pesquisadora, trabalha principalmente nos seguintes temas: alfabetização, ensino da leitura e da escrita, letramentos, educação infantil, literatura infantil, infâncias, políticas educacionais para as infâncias. (Texto informado pelo autor)

References

ALMEIDA, A. C. Ensino fundamental de nove anos: alfabetização e letramento com crianças de seis anos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2012.

ALMEIDA, A. C.; MACEDO, M. do S. A. N. O papel do livro didático e outros impressos nas práticas de alfabetização no primeiro ciclo. In: PEREIRA, L. H. P.; OLIVEIRA, W. C. de (org.). Práticas Educativas: discursos e produção de saberes. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

ALMEIDA, A. C.; MACEDO, M. do S. A. N.; DEZOTTI, M. Alfabetização como apropriação da cultura escrita. Poiésis, v. 17, n. 32, p. 201-221, 2023. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20186/19127 Acesso em: 2 jun. 2023.

BUNZEN, C.; COSTA-MACIEL, D. A. G. da; SILVA, E. C. N. da; SILVA, L. N. da. Alfabetizar em tempos de isolamento social: desafios pessoais e profissionais para alfabetizar crianças pernambucanas. In: MACEDO, M. do S. A. N (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022. p. 17-32. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/1yui7iko11h6h4s/Retratos.pdf?dl=0. Acesso em: 6 ago. 2022.

FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. Práticas docentes “exitosas” na alfabetização: fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições? In: FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. (org.). Práticas de alfabetização: fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições? Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510917.6

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução: Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro editora, 2005.

LEAL, T. F.; PESSOA, A. C. R. G. Concepções e práticas: alfabetização na perspectiva da heterogeneidade. Ponta Grossa: Atena, 2023. (Coleção Heterogeneidade nas práticas de alfabetização, v.1). DOI: 10.22533/at.ed.741230304

LIMA, J. de M.; PESSOA, A. C. R. G. A avaliação como estratégia para lidar com as heterogeneidades em sala de aula. In: LEAL, T. F.; PESSOA, A. C. R. G. Mediação docente e heterogeneidade na alfabetização. Ponta Grossa: Atena, 2023. (Coleção Heterogeneidade nas práticas de alfabetização, v. 2).

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUDWIG, M. H. Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS. 2023. 227 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/30388?show=full. Acesso em: 26 out. 2024.

MACEDO, M. do S. A. N. Interações nas práticas de letramento: o uso do livro didático e da metodologia de projetos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MACEDO, M. do S. A. N (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022a. p. 17-32. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/1yui7iko11h6h4s/Retratos.pdf?dl=0. Acesso em: 6 ago. 2022.

MACEDO, M. do S. A. N. Limites e possibilidades do ensino remoto da alfabetização: o que dizem as alfabetizadoras no interior do Ceará. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16, p. 103-116, 2022b. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2022594.

MACEDO, M. do S. A. N.; ALMEIDA, A. C. de.; DEZOTTI, M. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas, [S. l.], v. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785.

MACEDO, M. do S. A. N.; CARDOSO, A. L. J. Alfabetização de crianças na pandemia da covid-191 no Brasil: uma análise estatístico-descritiva. In: MACEDO, M. do S. A. N (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022. p. 17-32. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/1yui7iko11h6h4s/Retratos.pdf?dl=0. Acesso em: 6 ago. 2022.

MENDES, L. O desafio da alfabetização sob a perspectiva do letramento em tempos de pandemia. 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43279. Acesso em: 26 out. 2024.

MORAIS, A. G. de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

NASCIMENTO, M.C.B. do; FERREIRA, A. T. B. de. A Alfabetização de crianças do terceiro ano com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita alfabética (SEA): quais saberes estão presentes na prática de uma professora? In: FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. (org.). Práticas de alfabetização: fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições? Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510917.6

PESSOA, A. C. R. G.; CASTRO, J.; NASCIMENTO, A. Orientações didáticas para o tratamento das heterogeneidades no processo de alfabetização: o que apontam as teses e dissertações no período de 2010 a 2016. In: LEAL, T. F.; PESSOA, A. C. R. G. O ensino na perspectiva da diversidade social e diferenças individuais. Ponta Grossa: Atena, 2023. p. 1-25. (Coleção Heterogeneidade nas práticas de alfabetização, v.3). DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.1302302011

PORTO, G. C.; NÖRNBERG, M.; PINO, M. A. B. Del; DIAS, E. A.; JESUS, A. C. de; MESENBURG, F. A.; ALLEGRETTI, G.; HIRDES, J. C. R.; LUND, J. A. A experiência educativa em contexto pandêmico no Rio Grande do Sul: trabalho docente e prática pedagógica. In: MACEDO, M. do S. A. N (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/1yui7iko11h6h4s/Retratos.pdf?dl=0. Acesso em: 6 ago. 2022.

SANTOS, A. C. dos; GALVÃO, É. R. de S.; SANTOS, J. N. dos; SANTOS, N. A. dos; PINHEIRO, V. C. de S. Alfabetização no ensino remoto emergencial em Alagoas: cotejo de um tempo e espaço praticado. In: MACEDO, M. do S. A. N (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/1yui7iko11h6h4s/Retratos.pdf?dl=0. Acesso em: 6 ago. 2022.

SILVA JÚNIOR, D. R. da. Alfabetização em classes multisseriadas em escola do/no campo: entre lugares da leitura e da escrita. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2022.

SILVA, N. N.T da; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. A aprendizagem da escrita alfabética em turma do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental: o que fazer para os alunos avançarem? In: FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. (org.). Práticas de alfabetização: fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições? Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510917.6

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, M. Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia? Entrevista concedida a Emy Lobo. Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, set, 2020. Disponível em: https://www.futura.org.br/como-fica-a-alfabetizacao-e-o-letramento-durante-a-pandemia/ Acesso em: 25 maio 2023.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VITOR, K. K. S. Alfabetização em Pernambuco na retomada do ensino presencial: o que dizem as alfabetizadoras. 2024. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

Published

2024-11-10

How to Cite

VITOR, Karla Karoline Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline. Literacy and Heterogeneity: teacher discourses on didactic strategies in the return to in-Person teaching. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18013, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18013. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.