Trabalhando quadriláteros em smartphones: alunos de uma escola pública descobrindo e produzindo propriedades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p164-190

Keywords:

Dispositivos móveis, FreeGeo, Toques em tela, Quadriláteros.

Abstract

Dispositivos móveis podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem. O artigo ilustra respostas de alunos e suscita, a partir delas, reflexões sobre descobertas geométricas produzidas por estudantes em atividades com o FreeGeo. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do Ensino Médio, e as atividades visavam ao aprendizado de quadriláteros com foco na identificação, na conceituação e na análise de propriedades. Foram usadas como forma de coleta de dados: respostas para as tarefas, registros escritos dos pesquisadores, observações e conversas ao longo das aulas. Ações como mexer, mover e aumentar foram evidenciadas na análise e podem passar a compor um novo vocabulário dos sujeitos e das atividades sobre quadriláteros com dispositivos móveis de geometria dinâmica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elen Roza da Conceição Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Licenciada em Matemática

Published

2018-12-21

How to Cite

BAIRRAL, Marcelo Almeida; SILVA, Elen Roza da Conceição. Trabalhando quadriláteros em smartphones: alunos de uma escola pública descobrindo e produzindo propriedades. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 164–190, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p164-190. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5310. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Similar Articles

<< < 1 2 3 

You may also start an advanced similarity search for this article.