As múltiplas funções do pedagogo na Força Aérea Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p299-310Keywords:
Aeronáutica, pedagogo, orientação educacionalAbstract
Este artigo expõe um campo de atuação do pedagogo pouco explorado nas pesquisas atuais: o quartel. Enfatizando a área militar, busca-se conhecer a proposta pedagógica da Força Aérea Brasileira (FAB) para formar militares, esclarecer a atuação do pedagogo no quartel e compreender as relações existentes entre formação e atividades realizadas como orientador educacional, pois o pedagogo precisa entender como ocorre a organização do sistema de ensino militar. Para atingir esses objetivos realizamos entrevistas, observação e análise documental de regulamentos e programas de cursos de formação. Concluímos que estes profissionais são fundamentais para a formação dos civis que ingressam na vida militar e dos militares que nela permanecem e que há, portanto, necessidade da FAB admitir pedagogos.
Downloads
References
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://gestao2010.mec.gov.br/marcos_legais/decree_104.php,acesso em 23/03/2014, as 17:22h
BRASIL, Lei nº9.394, de 20de dezembro de1996. Estabelece a diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm, acesso em 22 de março e 2018, as 23:50h
BRASIL, Lei que regulamenta orientador educacional. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=72846&tipo_norma=DEC&data=19730926&link=s, acesso em 23/03/2014, as 16:18h.
FRANCO, M.A.S.; LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, S.G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para Cursos de Pedagogia. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007.
GRINSPUN, Mírian P. S. Z. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 5. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, C.G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: Educação & Sociedade, ano XX, n.68, Dez/1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
LUDWIG, Antônio Carlos Will. Democracia e ensino militar. Coleção Questões da nossa época. Volume 66. São Paulo: Cortez, 1998.
MARQUES, R. Dicionário Breve de Pedagogia. 1ª ed. Lisboa: Editora Presença, 2000.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
THINES, G. e LEMPEREUR, A. (dir). Dicionário Geral de Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).