RUMOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM NOSSA ÉPOCA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL-COMPARADA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p57Keywords:
Projetos Educacionais. Educação Neoliberal. Emancipação. Esclarecimento.Abstract
Este trabalho procura destacar as bases teóricas responsáveis por nortear as propostas educacionais que são gradativamente engendradas nos projetos educacionais. Entendemos que o processo de planejamento da educação no mundo moderno foi em grande medida balizado por valores universais destinados para a construção de um ser humano autônomo, esclarecido e emancipado. Em contraposição, os ideais do sistema capitalista, filtrados pela lógica do mercado dentro da mentalidade neoliberal, resultaram em um projeto educacional circunscrito pela tendência da profissionalização. Com o propósito de ir além da unilateralidade de uma educação profissionalizante, no final do século XX no Brasil o modelo da Escola Cidadã desenhado por Paulo Freire trouxe novas perspectivas para a formação humana.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).