Artesanato e tradição no sul da Itália: patrimônio cultural, novas habilidades e desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p485-499Keywords:
educação intergeracional, saberes tradicionais, áreas marginais, solidariedade socialAbstract
O texto apresenta uma pesquisa sobre artesanato artístico e tradicional no sul da Itália, que visa identificar produções artesanais de excelência em risco de extinção, mas que mostram potencial de desenvolvimento. A investigação centra-se no reconhecimento das produções artesanais como patrimôno cultural intangível de uma comunidade local, na emergência do seu potencial para o desenvolvimento sustentável, no fortalecimento do diálogo, da aprendizagem e da solidariedade entre gerações, entre mestres de arte e jovens talentos pela refuncionalização e atualização da produção. Os resultados da pesquisa foram utilizados para desenvolver três intervenções de empreendimentos sociais, que assumo como objeto de suas produções artísticas e tradicionais.
Downloads
References
ALESSANDRINI, G. La pedagogia del lavoro. Questioni emergenti e dimensioni di sviluppo per la ricerca e la formazione. Education Sciences & Society, 3(2), 55-72, 2012.
ALESSANDRINI, G. Pedagogia delle risorse umane e delle organizzazioni. Milano: Guerini e associati editore, 2004.
BASCHIERA, B., DE LUIGI, R., LUPPI, E. Educazione intergenerazionale. Prospettive, progetti e metodologie didattico-formative per promuovere la solidarietà fra le generazioni Milano: Franco Angeli, 2014.
BATESON, G. Mind and Nature, a Necessary Unity. NY: Dutton, 1979.
BATESON, G. Steps to an Ecology of Mind. London: Paladin Books, 1973.
BECATTINI, G. Modelli locali di sviluppo. Bologna: Il Mulino, 1989.
BOYATZIS, R.E. Transforming qualitative information: Thematic analysis and code development. Thousand Oaks, London, New Delhi: Sage Publications, 1998.
BRONFENBRENNER, U. The Ecology of Human Development. Harvard University Press, Cambridge, MA, 1979.
COSTA, M. Futuro artigiano: l’agire generativo tra comunità e network. Venezia: Quaderni di ricerca sull’artigianato, CGIA, 2011.
Council of Europe. Conclusions on cultural heritage as a strategic resource for a sustainable Europe, 2014a. <https://www.consilium.europa.eu/uedocs/cms_data/docs/pressdata/en/educ/142705.pdf>
COUNCIL OF THE EUROPEAN UNION. Work Plan of Culture 2015-2018, 2014b.
DÜMCKE, C.; GNEDOVSKY, M. The Social and Economic Value of Cultural Heritage: literature review. EENC Paper, 2013. http://www.interarts.net/descargas/interarts2557.pdf
European Commission. Towards an integrated approach to cultural heritage for Europe, 2014. http://ec.europa.eu/culture/library/publications/2014- heritage communication_en.pdf
FEDERIGHI P., I processi di apprendimento nel lavoro. In: FEDERIGHI, Paolo, CAMPANILE, Gabriella, GRASSI, Cinzia. Il modello dell'Embedded Learning nelle PMI. Pisa: Edizioni ETS, 2012, pp. 43-47.
FREIRE P. Pedagogia dell'autonomia. Saperi necessari per la pratica educativa, Torino: Ega-Edizioni Gruppo Abele, 2004.
GALEOTTI G. Connecting Generations (Congenial) Learning Partnership: creating common practices and a shared visions in intergenerational education. In GALOETTI G. (Org). CONGENIAL. Connecting Generations: Intergenerational learning for a more inclusive Europe. Firenze: Via Laura, 2015.
GALEOTTI, G., The educational valorisation of traditional knowledge. An intervention-research with tuleros, Mayan artisans of Atitlán Lake in Guatemala, In: PINTON S., ZAGATO L. (Org.). Cultural Heritage. Scenarios 2015-2017. Venezia: Edizioni Ca' Foscari Digital Publishing, 2018.
GHERARDI, S. Breve storia di un concetto in viaggio: dalle comunità di pratiche alle pratiche di una comunità. Studi Organizzativi, v. 10, n. 1, pp. 49 –72, 2008.
GLÄSER, J.; LAUDEL, G. Life With and Without Coding: Two Methods for Early-Stage Data Analysis. Qualitative Research Aiming at Causal Explanations, «Forum: Social qualitative research», 14, n. 2, art. 5, 2013.
INGOLD, T. Making. Milano: Raffaele Cortina editore, 2019.
INGOLD, T. Ecologia della culturaì. Roma: Meltemi, 2004.
MARGIOTTA, U. Per una nuova pedagogia dell’età adulta. Pedagogia Oggi, vol. 1-2, 67-82, 2011.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation, Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
RULLANI, E. Modernità sostenibile. Idee, filiere e servizi per uscire dalla crisi. Venezia: Marsilio Editore, 2010.
SENNETT, R. The Craftsman. New Haven Yale: University Press New Haven.
Sbordone, M.A. (2016). Design Networking. Sistemi locali di economie collaborative. Impresa sociale, numero 8, 2008.
United Nation - UN. Agenda 2030 per lo sviluppo sostenibile, 2015. https://sustainabledevelopment.un.org/?menu=1300
UNESCO. Convention for the Safeguarding of the Intangible Cultural Heritage, 2003. <http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=17716&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html>.
UNESCO. Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions, 2005. <http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=31038&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html>,
UNESCO. World Report. Investing on Cultural Diversity and Intercultural Dialogue, 2010. <http://www.unesco.org/library/PDF/Diversity>
UNESCO. Culture, Creativity and Sustainable Development. Research, Innovation, Opportunities, Florence Declaration, 2014.
UNESCO, UNDP. Creative Economy Report. Widening local development pathways, 2013. <http://www.unesco.org/culture/pdf/creative-economy-report-2013.pdf>.
UNESCO, UNFPA, UNDP, Post-2015 Dialogues on Culture and Development report, 2015.<http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002322/232266E.pdf>.
VASSALLO, N. Teoria della conoscenza, Roma–Bari: Laterza, 2003.
WENGER, E. How we learn. Communities of practice: the social fabric of a learning organization, Healthc Forum J., Jul-Aug, 39(4), pp. 20-26, 1996.
ZAMAGNI, S. Giustizia sociale, lavoro, bene comune. In C. Danani (eds.). L’umano tra cura e misura. Milano: Vita e Pensiero, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).